A Maersk não irá baixar o preço dos fretes marítimos, recusando-se a seguir o exemplo da CMA CGM. Porque todos os clientes são iguais, justifica.
Se a CMA CGM anunciou descontos de 750 euros por contentor de 40″ para os clientes franceses, a Maersk não pretende fazê-lo aos seus conterrâneos dinamarqueses, garantiu uma fonte do grupo ao “Loadstar”.
“Acreditamos numa economia de mercado livre e consideramos todos os nossos clientes importantes, independentemente do sector ou da origem. Daí, não estamos a considerar oferecer descontos específicos a clientes, baseados onde eles tenham a sede”, disse.
Em jeito de alternativa, acrescentou a mesma fonte, “com os congestionamentos e a disrupção das cadeias de abastecimento, ajudarmos os nossos clientes nesses desafios é como criamos valor. Estamos a fazer o nosso melhor para manter as cargas dos nossos clientes em movimento, aumentando a nossa capacidade e alargando a nossa oferta”.
A Maersk ainda não divulgou os resultados do semestre. O primeiro trimestre foi o melhor de sempre, com o negócio Ocean a registar um aumento de 64% no volume de negócios, com o preço médio dos fretes a subir 65% e margens de EBITDA de 52,8% e de EBIT de 45,4%.