A Maersk anuncia para esta semana o arranque do seu novo serviço intermodal sea – rail – sea entre o Extremo Oriente e a Europa, o AE66.
A nova oferta da Maersk ligará a Coreia, o Japão e a China à região de Kaliningrad, na Rússia, os países bálticos e a Polónia.
No Extremo Oriente, as cargas serão concentradas, por mar, no porto de Vostochniy, no extremo oriental da Rússia, e a partir daí viajarão de comboio, através do Transsiberiano até Kaliningrad, a partir de onde, de novo por mar, serão encaminhadas para os mercados vizinhos.
As saídas no sentido westbound terão, no imediato, uma frequência quinzenal. O tempo de trânsito anunciado entre Busan e os países bálticos, por exemplo, é de menos de 20 dias, comparando com vantagem com os 55-60 dias da rota marítima tradicional através do Canal do Suez.
Nos planos da Maersk está, claro, captar mais cargas (desde logo, dos sectores automotive e eléctrico) e alargar a cobertura geográfica a partir do Báltico.
O AE66 não é o primeiro serviço intermodal da Maersk a ligar a Ásia à Europa. Ainda em 2020, a companhia integrou o AE19 (entre o Extremo Oriente e o Norte da Europa) no seu portefólio de serviços, e já em Abril do ano passado lançou o AE77, entre o Extremo Oriente e o Mar Negro.