A Maersk melhorou a sua previsão de EBITDA para o ano corrente, dos 24 mil milhões de dólares anunciados ainda há dois meses, para 30 mil milhões de dólares.
Na inversa, a Maersk prevê agora que o transporte marítimo de contentores evolua este ano entre -1% e +1%, significativamente abaixo do crescimento de 2-4% previsto anteriormente pela companhia dinamarquesa.
A melhoria da estimativa dos resultados para o exercício de 2022 é assenta num primeiro trimestre melhor que o esperado, Entre Janeiro e Março, os volumes transportados até caíram 7% em termos homólogo, mas o valor médio dos fretes cresceu 71% (depois de, no primeiro trimestre do ano passado ter subido 35%).
Com isto, o volume de receitas atingiu os 19,3 mil milhões de dólares (12,4 mil milhões há um ano) e o EBITDA tocou os 9,2 mil milhões de dólares (3,1 mil milhões).
A companhia justifica os resultados melhores do que o esperado com a manutenção da “situação excepcional do mercado do shipping”.
A nova previsão de resultados para o final do exercício assume que o mercado normalizará no arranque do segundo semestre.
No ano passado, a Maersk atingiu um EBITDA de 24 mil milhões de dólares, praticamente triplicando o valor de 2020. Ao longo do exercício, a cada trimestre a companhia foi acrescentando cerca de cinco mil milhões de dólares à previsão de ganhos.