Pela segunda vez no espaço de um mês, a Maersk reviu em alta as previsões de resultados para o final do exercício.
Agora, a Maersk prevê atingir em 2024 um EBITDA entre sete e nove mil milhões de dólares, e um EBIT entre os mil e os três mil milhões de dólares. O free cash flow deverá ser no mínimo de mil milhões de dólares.
Estes números representam uma melhoria significativa relativamente aos avançados em 2 de Maio último, quando a Maersk, animada pelos resultados do primeiro trimestre e pelas perspectivas para o resto do ano, melhorou as previsões iniciais para um EBITDA entre os quatro e os seis mil milhões de dólares (antes, entre um e seis mil milhões) e para um EBIT entre os dois mil milhões negativos e zero (antes, entre menos cinco mil milhões e zero).
Como justificativas para a melhoria das previsões, a Maersk cita o aumento da procura e a crise no Mar Vermelho e acrescenta-lhes o congestionamento nos portos (em particular na Ásia e no Médio Oriente), factores que estão a puxar em alta os fretes e prometem melhores resultados para o segundo semestre.
No primeiro trimestre de 2024, a Maersk registou um aumento de 23% nos fretes médios face ao último quarto de 2023 (apesar da quebra de 18% em termos homólogos).