Os 30 maiores portos de contentores do mundo terão crescido 7%, em média, no primeiro semestre, calcula a Alphaliner.
Numa análise aos resultados semestrais já conhecidos dos portos de contentores do Top 30 mundial, a consultora destaca o forte crescimento da actividade, resultado do aumento da procura e do reforço dos stocks.
Entre os 30 portos considerados, apenas dois reportaram quebras homólogas na movimentação de contentores, sublinha a Alphaliner: Hong Kong (-5,4%)e Xiamen (-4%). Hamburgo ainda não divulgou os resultados, mas a consultora antecipa uma quebra de -1,2%.
Na inversa, os crescimentos homólogos variaram entre os 2,4% de Roterdão e os 20% de Beibu Gulf (China).
Por regiões, os portos dos EUA foram os que registaram o maior crescimento de produção, em termos homólogos, calcula a Alphaliner: 13,6%. Os portos do Subcontinente Indiano e do Sudeste Asiático cresceram em média 7,6%; os da China 7,3%; os da Europa 5,3%; os do Médio Oriente 3,9%.
Na frente do Top 30 mundial, nada de novo. Xangai manteve a liderança (+7,5%), seguido de Singapura (+6,4%) e de Ningbo-Zoushan (+8,3%).
No top 10, apenas na décima posição houve mudanças, com a saída de Hong Kong (passou a 13.º) e a entrada do Dubai (subiu de 12.º). A China conta seis portos (11 no Top 30). Los Angeles / Long Beach é o único ocidental (manteve o novo lugar).
Roterdão continuou como o maior porto europeu, mas caiu de 11.º para 12.º no Top 30. Antuérpia-Bruges é o segundo do Velho Continente (caiu de 13.º para 14.º) e Hamburgo o terceiro (passou de 21.º para 23.º).