O Corredor Internacional Sul prepara-se para avançar mais 35 km com o arranque da modernização do troço Ermidas do Sado – Grândola Norte, na Linha do Sul.
Assinado o auto de consignação com o consórcio Tecnovia / Somafel, podem avançar as obras, avaliadas em cerca de seis milhões de euros, no troço Ermidas do Sado – Grândola Norte, essenciais à integração do porto de Sines no Corredor Internacional Sul.
Os trabalhos a realizar incluem a modernização da super-estrutura de via, com a aplicação de travessas em betão polivalentes, a reformulação dos layout das estações de Ermidas do Sado e Canal Caveira (para permitir o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento), a vedação do canal ferroviário na Linha de Sines, a implementação do retorno de corrente de tracção e terras de proteção (RCT+TP) na Linha de Sines, troço Raquete – Porto de Sines, etc..
Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal (IP) refere que “a intervenção que agora tem início constitui a segunda fase do projecto de modernização da ligação ferroviária entre o Porto de Sines e a Linha do Sul”. A primeira fase, entre Sines e Ermidas do Sado, estará já “em fase adiantada de execução”, acrescenta.