O Governo anunciou hoje mais 48 milhões de euros para apoiar a compra de 145 autocarros eléctricos ou a hidrogénio nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
“O Aviso Concurso «Descarbonização dos Transportes Públicos», hoje lançado pelo Fundo Ambiental, estará aberto até ao dia 31 de janeiro de 2022 e insere-se no âmbito da Componente 15 – Mobilidade Sustentável, do Programa de Recuperação e Resiliência de Portugal”, refere o comunicado do Ministério do Ambiente.
Além da compra dos autocarros será apoiada a aquisição dos respectivos postos de carregamento.
Antes deste foram lançados três avisos-concurso, esses no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), com a mesma finalidade.
Nos dois primeiros foi apoiada a compra de 709 autocarros (556 a gás natural e 153 eléctricos), num investimento total de 204 milhões de euros. O terceiro aviso, cujo processo ainda decorre, deixou de fora as áreas metropolitanas. Foram recebidas 43 candidaturas, prevendo-se apoiar a compra de 135 autocarros com cerca de 40 milhões de euros do Fundo de Coesão.
Em jeito de balanço antecipado, o Ministério do Ambiente refere que com os quatro avisos-concursos serão mobilizados 151 milhões de euros do Fundo de Coesão para alavancar a aquisição de 989 autocarros “limpos”.