A Ocean Conservancy anunciou a adesão de mais oito companhias ao Compromisso Empresarial de Transporte no Ártico, que defende a não utilização das rotas marítimas do Ártico.
Ralph Lauren Corporation, Kuehne + Nagel, Puma, International Direct Packaging, Allbirds, Aritzia, Hudson Shipping Lines e Bureo são as oito companhias e carregadores agora anunciados. A utilização das rotas do Ártico tende a ser facilitada pelo degelo. As rotas são mais curtas que as tradicionais mas implicam riscos para o habitat natural.
“Embora reconheça que o transporte local e regional são vitais para as comunidades do Norte e as comunidades indígenas, o Compromisso Empresarial de Transporte no Ártico convida as companhias a não alinharem navios em rotas ou enviarem mercadorias pela região como parte de uma nova rota potencial de transhipment global”, referem desde a Ocean Conservancy.
“Estes novos signatários reflectem uma intenção significativa dos sectores de consumo e logística, incluindo marcas como a Ralph Lauren Corporation, que opera mais de 500 lojas em todo o mundo, e a Puma, que distribui produtos para mais de 120 países. Só a gigante da logística Kuehne + Nagel embarcou mais de 4,7 milhões de contentores em 2018”, acrescenta a organização
Os novos signatários juntam-se à Nike e a outros carregadores anunciados em Outubro último, tais como a Asos, Bestseller, Columbia, Gap Inc., H&M Group, Kering, Li & Fung, PVH Corp, e a algumas das maiores companhias de transporte de contentores do mundo, como CMA CGM, Evergreen, Hapag-Lloyd e MSC.
Em sentido contrário, a Rússia estará a apostar no desenvolvimento do tráfego de mercadorias através do Ártico. O mesmo passar-se-á com as companhias chinesas, lideradas pela Cosco.