A frota de prota-contentores imobilizados por falta de cargas está a aumentar, mas a um ritmo mais lento que o da entrada de novos navios no mercado. A CSAV é responsável por mais de metade da capacidade parada.
Pela primeira vez desde Março, a frota de navios porta-contentores imobilizados ultrapassou as 100 unidades, no final de Agosto, divulgou a Alphaliner. No espaço de uma semana, o número passou de 98 para 116 navios.
Em termos de capacidade, os navios parados representam 211 000 TEU. Apenas 1,4% da capacidade da frota mundial, que não pára de aumentar apesar dos sinais de aviso para um excesso de oferta no mercado.
De acordo com os dados da Alphaliner, no primeiro semestre do ano a frota operada pelos 20 maiores players mundiais do sector cresceu 5,8% em capacidade. E no entanto, dos 16 que divulgaram os resultados semestrais apenas quatro lograram lucros.
A CSAV foi um dos dois operadores do “top 20” que cortou capacidade, e logo em 119 000 TEU. A companhia chilena, em sérias dificuldades, é assim responsável por mais de metade da capacidade imobilizada a nível mundial. A Hyundai Merchant Marine também reduziu a oferta, mas apenas em 19 000 TEU.