Os construtores automóveis instalados em Portugal produziram no primeiro semestre mais de 40 mil veículos comerciais, um recorde absoluto.
De acordo com a ACAP, a produção nacional de veículos comerciais atingiu as 40 232 unidades no final de Junho, mais 15,5% que na primeira metade de 2022 e um máximo absoluto.
Ligeiros de mercadorias contaram-se 37 463 (mais 14,9% em termos homólogos), com a Stellantis Mangualde a garantir 33 036 (+16,9%), a Mitsubishi Fuso do Tramagal 3 294 (+15,5%) e a Toyota Caetano 1 133 (-23,6%).
Pesados de mercadorias foram 2 721 (+21,4«%) e todos saíram da unidade do Tramagal, enquanto os pesados de passageiros (48, +242,9%) foram CaetanoBus.
Em Junho, curiosamente, verificou-se um recuo na produção nacional de veículos comerciais, com um total de 6 259 (-5,4%). Os ligeiros de mercadorias recuaram 4,2% para 5 778 unidades e os pesados de mercadorias perderam 18,4% para 475. Só os autocarros, com seis unidades, cresceram 200%.
No que toca à produção de comerciais alimentados a energias alternativas, a ACAP contabilizou no primeiro semestre 128 eléctricos (entre 111 camiões Fuso e 17 autocarros CaetanoBus) e 31 autocarros a hidrogénio.
Refira-se ainda a montagem em Portugal de 79 autocarros, no primeiro semestre, que comparam com os 66 de há um ano.