Mais um terço dos camiões em actividade em Portugal contava mais de 20 anos no final de 2021, de acordo com o Relatório de Estatísticas do Sector Automóvel da ACAP.
No final do ano passado, estavam matriculados em Portugal 135 mil camiões, com uma idade média de 15,6 anos, reportou a ACAP.
O grupo etário mais numeroso era o dos veículos com mais de 20 anos: em 45 973 pesados de mercadorias, ou 34,1% do parque total. Entre os 15 e os 20 anos contavam-se ainda 22 603 veículos (16,7% do total).
Nos autocarros, a situação era, apesar de tudo, ligeiramente melhor. Num parque de 17 300 pesados de passageiros, com uma idade média de 14,9 anos, “apenas” 25,1%, ou 4 346, contavam mais de 20 anos. Contudo, havia quase outros tantos – 4 230, 24,5% – com idades entre os 15 e os 20 anos.
A Volvo era a marca mais representada entre os pesados de mercadorias, com um total de 25 159 veículos em operação e uma quota de 18,6%. Seguiam-se-lhe, no pódio, a Scania e a Renault Trucks, com 19 849 (14,7%) e 17 898 (13,3%) veículos, respectivamente.
Já nos pesados de passageiros, Mercedes-Benz e MAN destacavam-se da concorrência, com quotas de 28% e 18,9%, respectivamente, correspondentes a 4 851 e 3 274 autocarros. No degrau mais baixo do pódio, distante, estava a Volvo, com 1 394 veículos em operação (8,1%).