A MAIS realizará amanhã, quinta-feira, o seu primeiro voo cargueiro para Cabo Verde, com a expectativa de lançar uma nova operação regular.
Depois da Madeira e dos Açores, Cabo Verde. A MAIS – Madeira Air Integrated Solutions realizará amanhã o primeiro voo “cargo only” entre Lisboa e a cidade da Praia, confirmou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o líder da empresa, António Beirão.
O voo, que fará uma escala técnica em Las Palmas, “para reabastecimento e mudança de tripulação”, será operado com um dos ATR que normalmente voam as Ilhas. A capacidade de carga é de “cerca de 7 500 kg, ou 70 m3”, e está praticamente tomada.
As cargas a transportar serão “essencialmente produtos perecíveis, mas também carga geral”, acrescentou António Beirão.
Este primeiro voo da MAIS para Cabo Verde acontece “por solicitação de vários clientes, pela falta de capacidade actualmente existente no mercado”. A TAP é a única companhia a voar para o arquipélago africano, “mas a capacidade de carga no porão é limitada pela muita bagagem dos passageiros”, referiu o empresário.
Nesta primeira viagem apenas está garantida a carga de exportação. Todavia, António Beirão acredita que será possível, por um lado, repetir os voos à saída de Portugal e, por outro lado, captar cargas de exportação em Cabo Verde.
O objectivo é, pois, lançar as bases para uma nova operação regular, “indo atrás da carga onde ela existe e respondendo às necessidades do mercado”, e, com isso, “diversificar a oferta de capacidade”, concluiu António Beirão.