Apesar dos novos descontos do Canal do Suez para os porta-contentores, desde 1 de Maio mais navios optaram pela rota do Cabo para o regresso à Ásia.
Um total de 15 navios que partiram da Europa e da América do Norte em Maio ainda estão a usar a rota do Cabo, apesar de serem elegíveis para os descontos nas taxas de utilização do Canal do Suez. Com isso, o número total de navios porta-contentores que usam a rota do Cabo subiu para 32 desde Março último, de acordo com a Alphaliner.
No Ásia-Europa, a rota do Cabo é mais de 3 000 milhas náuticas mais longa do que a opção pelo Canal do Suez, que tem um tempo de trânsito de cerca de três semanas.
A opção pela rota pelo Cabo não é, porém, inédita. Quando os preços do petróleo caíram para níveis muito baixos no fim de 2015, no início do ano seguinte muitos navios com origem na Costa Leste dos EUA e destino à Ásia tomaram a mesma opção, até ao Canal de Suez implementar uma política de descontos.