A partir de 1 de Agosto, os transportadores rodoviários de mercadorias terão de pagar também para circularem em estradas nacionais alemãs.
Estão abrangidos cerca de 1 100 quilómetros de estradas nacionais com perfil de auto-estrada (2×2 vias com separador central) e que dão acesso à rede de auto-estradas.
Também aí, a cobrança da LKW Maut abrangerá todos os pesados de mercadorias com peso brito superior a 12 toneladas e a cobrança será feita nos mesmos moldes.
Para os transportadores, o alargamento das portagens na Alemanha poderá representar um sobrecusto anual de 3 000 euros/camião (contas feitas pelos operadores germânicos).
Resta a magra consolação de que poderia ser bem pior. Na verdade, o governo da chanceler Merkel pretendia inicialmente expandir a cobrança de portagens a todas as estradas nacionais com quatro vias. E a ideia só não vingou pela oposição do Bundesrat, a câmara oinde têm assento as regiões alemãs.
Ainda assim, as novas portagens deverão render aos cofres de Berlim uns 100 milhões de euros anuais.