Segunda-feira, Maio 12, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

    O oásis Total

    Quo vadis, Donald?

    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

    O oásis Total

    Quo vadis, Donald?

    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

MAIS suspende voos cargueiros para os Açores

por T&N
25/03/2025
em Aéreo
0
MAIS suspende voos cargueiros para os Açores

© Guilherme Miranda

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A MAIS Madeira Air vai deixar de realizar os voos de cargueiros entre Lisboa e os Açores a partir do próximo dia 31 , avançou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o líder da empresa, António Beirão.

Lançado em finais de 2018, o serviço da MAIS Madeira Air (operado com uma aeronave da Swiftair) liga Lisboa a São Miguel e à ilha Terceira três vezes por semana (já foram quatro). Termina depois de “um investimento superior a um milhão e meio de euros”, sem perspectivas de viabilidade, por falta de apoio do Governo Regional, adianta o empresário.

O problema é o desequilíbrio que persiste nos volumes transportados à partida do continente (“cerca de oito toneladas) e no regresso dos Açores (“apenas cerca de 1,5 toneladas)”, que torna a operação deficitária. “Andamos a transportar ar à partida dos Açores; as receitas não chegam para o combustível”, queixa-se António Beirão.

Lertambém

Governo moçambicano anuncia auditoria forense à LAM

Governo moçambicano anuncia auditoria forense à LAM

07/05/2025
Aena expande zona de carga em Madrid Barajas

Aena expande zona de carga em Madrid Barajas

06/05/2025

Numa tentativa de ultrapassar as dificuldades, foi tentado com o Governo Regional dos Açores um protocolo semelhante ao firmado na Madeira, para a promoção da região e dos seus produtos. As negociações “arrastaram-se por dois anos” – lembra -, mas foram bem sucedidas… quase: “acertámos os os pormenores, mas continuamos sem a assinatura do Governo”.

Uma parceria com a SATA foi também tentada, mas os resultados comerciais são o que se vê…

No ano passado, o avião cargueiro para os Açores transportou 1 550 toneladas: 1 300 de cá para lá, 250 toneladas de lá para cá.

Entre Lisboa e os Açores o avião da MAIS Madeira Air carrega sobretudo “correio, encomendas de e-commerce (trabalhamos com todos os operadores) e medicamentos (talvez representem mais de 50% do negócio)”, elenca António Beirão. No sentido inverso, a pouca carga resume-se a “correio, peixe e, mais recentemente, ananás”, acrescenta.

Se a suspensão das operações estancará as perdas da operadora aérea, acarretará, outrossim, prejuízos para os Açores, sustenta António Beirão. “A região voltará a sentir o atraso na recepção das suas compras e uma
redução clara na capacidade disponível para o aumento da exportação dos
produtos regionais’’.

Em particular, a ilha Terceira “onde se preparava a construção de um hub para a exportação de produtos das ilhas ocidentais, e que recebeu de forma muito aberta e positiva a operação do voo cargueiro, sentirá ainda mais a falta do avião’’, sublinha.

Mas não só. A retirada da capacidade da MAIS Madeira Air “não será facilmente substituída pelos outros operadores, o que poderá resultar em mais carga a ficar em terra e numa subida de preços”.

A decisão de suspender os voos está tomada., mas António Beirão não descarta uma mudança de posição, assim o Governo Regional e as instituições empresariais da região se empenhem “numa solução que viabilize o projecto”.

“Em 2015/2016 – recorda António Beirão – o Governo da República lançou um concurso para uma ligação de avião cargueiro para os Açores, que previa um apoio de 3,3 milhões de euros por ano…”

Notícias Relacionadas

Cargueiro da MAIS completa sete anos a crescer
Aéreo

Cargueiro da MAIS completa sete anos a crescer

26/07/2024
MAIS cresceu 33% em ano de pandemia
Aéreo

MAIS opera com os aviões quase cheios

25/07/2022
MAIS cresceu 33% em ano de pandemia
Aéreo

MAIS estreia voo cargueiro para Cabo Verde

17/11/2021
A seguir
Cascais suspende concessão do aeródromo de Tires

Cascais suspende concessão do aeródromo de Tires

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Yilport e Captrain lançam comboio para a Liscont

Yilport e Captrain lançam comboio para a Liscont

12/05/2025
GLS Portugal lança serviço expresso para o UK

GLS Portugal lança serviço expresso para o UK

12/05/2025
AEP com empresas do setor agroalimentar na maior feira da América Latina

AEP com empresas do setor agroalimentar na maior feira da América Latina

12/05/2025
Transporte de carga vs Poluição atmosférica

Transporte de carga vs Poluição atmosférica

12/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados