A MAN vai investir 25 milhões de euros na construção de uma unidade de montagem de camiões perto de S. Petersburgo, anunciou a companhia alemã.
A nova unidade deverá iniciar a laboração no início do próximo ano, garantindo a produção local de um quarto dos veículos MAN vendidos na Rússia. A médio prazo, a capacidade de produção deverá atingir os 6 000 veículos/ano.
Com este investimento na produção local a MAN pretende reforçar a sua presença no mercado russo, considerado de elevado potencial, contornando os pesados impostos de 30% que incidem sobre as importações de veículos. A ideia da marca é desenvolver também uma base local de fornecedores.
A Rússia, a par do Brasil, da Índia e do Brasil, é um dos mercados eleitos para a estratégia de internacionalização da MAN. O mercado russo é dominado pela Kamaz, com uma quota de cerca de 30%. A marca russa é detida em 11% pela Daimler.
A MAN Latin America, sedeada no Brasil, é um caso de sucesso, contribuindo fortemente para os resultados do grupo. Na R.P. China, a MAN detém 25% da Sinotruck, companhia pública que detém cerca de 20% do mercado local.