A MAN voltou a ser a marca de autocarros mais vendida em Portugal, em 2021. Mas por um triz a Mercedes-Benz não lhe roubou o ceptro.
No ano passado matricularam-se em Portugal 586 autocarros, de acordo com a ACAP. Face a 2020, verificou-se um crescimento de 42,2%.
A MAN foi de novo a marca mais vendida, com um total de 198 matrículas e um crescimento homólogo de 28,6%. Mas a Mercedes-Benz ficou muito perto, com 189 registos, depois de em Dezembro ter matriculado 106 veículos. Na verdade, a marca da estrela de três pontas matriculou no último mês mais unidades do que em todo o resto do ano, ou do que em todo 2020.
A Scania, que à entrada para Dezembro ocupava o segundo lugar no ranking, viu-se ultrapassada e terminou o ano com 105 matrículas, mais do que quadruplicando o resultado (24 unidades) do exercício anterior.
Iveco (com 32 matrículas) e Atomic e Volvo (com 20, cada) ocuparam as posições seguintes, com perdas acumuladas entre os 44% da marca italiana e os 33% dos suecos.
Em Dezembro matricularam-se 114 autocarros (29 há um ano). A Mercedes garantiu 106. Os restantes dividiram-se entre a Scania, Atomic e Volvo (dois cada), Ford e Renault.
Os números da ACAP agregam todos os tipos de autocarros, incluindo os mini-autocarros, sendo certo que nem todas as marcas estão presentes naquele segmento.