A MAN está a negociar com os sindicatos a deslocalização de mais produção de camiões e autocarros, da Alemanha para a Polónia.
Em resposta aos fracos resultados do primeiro semestre, a MAN propõe-se implementar uma reestruturação que deverá permitir-lhe poupar 1,8 mil milhões de euros e elevar a rendibilidade para os 8% já em 2023.
Nos planos da companhia alemã está a deslocalização de parte da produção para a Polónia, o que deverá afectar uns sete mil postos de trabalho na Alemanha, com especial incidência nas fábricas de Plauen e Wittlich. A medida justifica-se pela poupança de 30 euros/hora/trabalhador.
A empresa e os sindicatos já acordaram a transferência da produção de autocarros, de Zalzgitter para a Polónia, mas mantendo os 2 900 empregos na unidade alemã (que passa a montar camiões).
No primeiro semestre, a MAN sofreu uma quebra de 34% nas encomendas, com apenas 47 301 veículos vendidos, e viu as suas receitas caírem 26% para 4,7 mil milhões de euros. Os prejuízos, esses elevaram-se a 423 milhões de euros.