A MAN abriu as encomendas do autocarro articulado 100% eléctrico Lion’s City 18. Unidades de demonstração circularão em Barcelona e Colónia no segundo semestre.

MAN lança o Lion's City 18 eléctrico

Com 18 metros de comprimento, o MAN Lion’s City 18 E tem dois motores centrais eléctricos e os dois eixos motrizes. A  linha de transmissão eléctrica produz entre 320 kW e 480 kW. A energia vem das baterias modulares de células de lítio-ião (NMC) com 640 kWh de capacidade instalada. No total, existem oito baterias, que se encontram no tejadilho do autocarro articulado.

O MAN Lion’s City 18 E tem uma autonomia de 200 km (que pode chegar a 270 km em condições favoráveis).  As baterias são carregadas no depósito através de uma ficha CCS (inglês para sistema de carregamento combinado). Com uma potência média de carga de 100 kW e uma potência máxima de até 150 kW, o autocarro articulado pode ser totalmente carregado em menos de quatro horas.

A versão de 18 metros do Lion’s City E pode transportar até 120 passageiros. Como habitual em autocarros de propulsão eléctrica, a ausência de túnel do motor melhora o espaço a bordo.

“Medindo 18 metros de comprimento, o MAN Lion’s City 18 E é a escolha perfeita para qualquer empresa que procure um autocarro urbano totalmente eléctrico, ou seja, que não produza emissões e com espaço para muitos passageiros”, indica, citado em comunicado, o director da unidade de negócios autocarros da MAN Truck & Bus, Rudi Kuchta. .

Roteiro eléctrico em curso

A marca do grupo Volkswagen prossegue, assim, o caminho da electrificação. Em Dezembro de 2019, a MAN Truck & Bus entregou os dois primeiros autocarros eléctricos de 12 metros aos operadores de transportes Hamburger Hochbahn e Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein, para utilização diária na cidade portuária alemã. Já este ano, outros 13 veículos de demonstração serão utilizados na prática como parte do roteiro da mobilidade eléctrica. Ao longo de 2020, a frota de 15 autocarros eléctricos de demonstração, no total, passará a prestar serviços aos clientes em cinco países europeus (Alemanha, Espanha, Luxemburgo, Bélgica e França).

No âmbito deste programa de ensaios, a MAN entregará igualmente unidades do Lion’s City 18 E aos operadores Kölner Verkehrs-Betriebe, em Colónia, e Transport Metropolitans de Barcelona, para, também nessas cidades, realizarem ensaios práticos. Os primeiros autocarros MAN Lion’s City E de 12 metros de versão “solo” produzidos em série deverão ser entregues aos clientes no quarto trimestre de 2020.

O Lion’s City E totalmente eléctrico na versão de autocarro articulado deverá entrar em produção em série no primeiro semestre de 2021.

MAN lança o Lion’s City 18 eléctrico

Comments are closed.