Em Maio, as matrículas de camiões em Portugal recuaram 5,8% em termos homólogos, divulgou a ACAP. A MAN foi a marca mais vendida.
Foram 523 os camiões registados em Maio, menos 32 do que no mesmo mês de 2023. E com isso o acumulado dos primeiros cinco meses do ano atingiu as 2 548 matrículas, num crescimento homólogo de 1,3% (mais 33 veículos).
A MAN foi a marca mais vendida no último mês, com 105 unidades, repetindo o feito de há um ano e crescendo ainda 6,1%.
A Renault Trucks foi a marca que mais cresceu: 62,1%, com 94 matrículas, que lhe garantiram o segundo lugar. A DAF, ao invés, foi a marca que mais perdeu: 48,1% para 28 matrículas.
Atrás da Renault Trucks situaram-se a Iveco (66 registos, +26,9%), a Mercedes-Benz (65, +1,6%) e a Volvo (59, -30,6%).
Seguiram-se a Ford com 36 matrículas (-23,4%), a já referida DAF e a Scania com 26 (-43,5%).
Em termos acumulados, a Volvo manteve o primeiro lugar no mercado português, com 548 matrículas (a crescer 23,1%) e uma quota de 21,5%. E até alargou a vantagem para a segunda classificada, a Scania, agora com 373 registos (+2,5%) e 14,6% de quota. A Renault Trucks consolidou o terceiro posto com 364 veículos (+49,8%) e 14,3% de quota.
Mercedes-Benz, MAN, Iveco, DAF e Ford ocupam as posições seguintes, todas com perdas face a 2023, à excepção da DAF que cresce 8,5%.