A MAN prevê construir os primeiros protótipos de camiões a hidrogénio em 2021 e realizar testes reais em 2023-24.
Tendo já lançado os primeiros camiões e autocarros eléctricos a bateria, a MAN aposta agora em desenvolver camiões a hidrogénio,
O construtor alemão constituiu recentemente uma joint-venture com a Hino para o desenvolvimento de veículos eléctricos a bateria e a pilha de combustível de hidrogénio. Uma parceria que terá a sua base de operações em Nuremberga e que, além do mais, permitirá poupar tempo de I&D e de produção.
A MAN conta ainda com a colaboração da Universidade de Nuremberga, com o seu Campus de hidrogénio, além dos gestores de infra-estruturas da Baviera e transportadores de mercadorias locais.
Os primeiros protótipos dos novos camiões deverão ser produzidos já em 2021, prevendo-se a realização dos testes em condições reais de operação de transportadores ao longo de 2023 e 2024.
“O hidrogénio pode ser uma solução interessante, conquanto as infra-estruturas [de abastecimento] sejam consideravelmente alargadas”, considera Frederik Zohm, administrador da MAN Truck & Bus responsável pela investigação e desenvolvimento. Nesse sentido já decorrerão negociações com as autoridades bávaras.