Manuel Queiró é desde ontem, domingo, o presidente do Conselho de Administração da STCP. Substitui Paulo Azevedo, que pediu a demissão em Junho.
Manuel Queiró, ex-presidente da CP, foi eleito para o mandato 2018/2020. A sua nomeação data do final de Julho, mas só agora produziu efeitos.
“Por deliberação social unânime por escrito datada de 31 de Julho de 20109, efectuada ao abrigo da primeira parte do n.º 1 do artigo 54.º do Código das Sociedades Comerciais, o Estado português, na qualidade de accionista único da STCP, deliberou proceder à eleição como presidente executivo do Conselho de Administração da STCP Manuel Tomás Cortez Rodrigues Queiró, com eleitos a 1 de Setembro de 2019”, lê-se no comunicado enviado pela STCP à CMVM no início de Agosto.
Manuel Queiró, engenheiro civil, ganhou notoriedade no sector ao liderar a CP, cargo para que foi nomeado pelo Governo de Pedro Passos Coelho.
Curiosamente, o novo presidente assume funções poucos dias depois de, na quarta-feira, Estado e as seis autarquias servidas pela STCP terem assinado o acordo para a transferência da titularidade da empresa. Quando concretizada a intermunicipalização, a Câmara do Porto será a accionista maioritária.
O acordo rubricado prevê que o Estado fique com a dívida histórica da empresa e assegure os encargos financeiros decorrentes da sua gestão, nomeadamente no relativo à modernização da frota em curso.
Ainda na quarta-feira, a STCP comunicou à CMVM que o Estado aumentou o capital social da empresa passando-o para cerca de 302 milhões de euros.
Na nota, a STCP deu conta de dois aumentos de capital em Julho. “Deste modo, o capital social da STCP é actualmente de 302.539.065 euros, representado por 60.507.813 acções em forma meramente escritural com valor
nominal único de cinco euros”.