O porto de Maputo ficará em condições de receber navios até 85 mil toneladas quando em Fevereiro de 2017 ficarem concluídos os trabalhos de dragagem em curso desde Maio passado, disse o engenheiro responsável pelo projecto.

Moçambique - Porto de Maputo

Paulo Mata, engenheiro do projecto, orçado em cerca de 100 milhões de dólares e que está a ser executado pela empresa Jan de Nul Dredging Middle East FZE, disse que o porto dispõe actualmente de capacidade para processar 25 milhões de toneladas de carga diversa por ano.

“Quando os trabalhos que visam aumentar a profundidade e a largura do canal de acesso ficarem concluídos o porto disporá de capacidade para estar a processar mais de 40 milhões de toneladas de carga até 2020”, disse o responsável, citado pela agência noticiosa “AIM”.

“O canal de acesso tem actualmente uma profundidade de -11 metros, depois da dragagem feita em 2010, mas para atingir 40 milhões de toneladas até 2020 revelou-se necessário aumentar a profundidade até -14 metros”, disse Paulo Mata.

A par das obras de dragagem do porto, está igualmente previsto o aprofundamento do cais de carvão da Matola, a expansão do terminal de contentores bem como a construção de um outro cais.

 

Os comentários estão encerrados.