O Registo Internacional da Madeira (MAR) atingiu ontem a marca dos mil navios registados, anunciou a Euromar.
O Star Asia, um graneleiro construído em 2017 e detido pela Chartworld Shipping Corporation, tornou-se o milésio navio inscrito no MAR, tendo mudado de bandeira em Singapura antes de zarpar em direcção ao porto de Tubarão, no Brasil.
A Euromar assinalou o feito nas suas plataformas, com Albrecht Gundermann, managing partner da empresa, a destacar o crescimento alcançado ao longo de 11 anos de actividade, e a salientar o facto de mais de 90% dos navios registados na Madeira serem provenientes de registos não-europeus.
A partir daqui, os desafios são continuar a melhorar a qualidade do registo (bem cotado à luz dos MoU de Paris e de Tóquio) e, claro, crescer, com os olhos postos no navio 2 000, nas palavras de Joerg Molzahn, managing partner da Euromar, também citado na comunicação.
A Euromar anunciou o milésimo navio registado no MAR, mas no site do IMT figuram ainda apenas 989. A discrepância foi justificada ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS por uma fonte da Euromar, com o facto de o IMT não fazer a actualização dos dados em tempo real.
De acordo com os dados do IMT, até ao momento no ano corrente foram registados na Madeira 178 navios (um valor recorde que compara com os 159 de todo o ano de 2023) e cancelados 59 (60 no ano transacto), do que resulta um crescimento líquido de 119 navios (um máximo absoluto).
A idade média dos navios registados no MAR (sempre de acordo com o IMT) é de 13 anos. Juntos, os navios ali registados representam 25,3 milhões de toneladas GT. Os porta-contentores (334) são o tipo de navio mais representado, seguido dos navios de carga geral (251) e dos graneleiros (137).
Os navios do MAR empregam 17 056 tripulantes, dos quais 2% são portugueses e 31% europeus de outras nacionalidades.