O Estado e o Governo Regional da Madeira vão unir esforços para desenvolver o MAR no panorama mundial dos registos internacionais de navios. Objectivo: duplicar a dimensão numa década.
A novidade faz a manchete da edição de hoje do “Jornal da Madeira”, que fala em “Dois mil navios no MAR em dez anos” e cita o secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia.
No imediato, ou seja, até ao final de 2024, a meta será atingir os mil navios inscritos no Registo da Madeira. O jornal diz que actualmente estão ali inscritos 911 navios.
De acordo com os dados disponíveis no site do IMT, o MAR tem inscritos à data de hoje 810 navios, com uma idade média de 14 anos. Desde o início do ano, o IMT contabiliza 57 novas inscrições e 26 cancelamentos, num crescimento líquido de 31 navios.
O objectivo de chegar aos mil navios já no final do próximo ano é ambicioso, considerando a evolução dos últimos ano do MAR: em 2022 conquistou 68 navios, em 2021 foram 96 e em 2020 52. Daí a necessidade de as autoridades de Lisboa e Funchal unirem esforços.
Facto é que há cerca de um ano, em Julho de 2022, já o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, dava conta que os governos da República e da Região Autónoma estavam a trabalhar num protocolo para melhorar as competências técnicas do registo de navios da Madeira.