Marcília Montenegro é a nova presidente da Comunidade Portuária de Leixões, sucedendo a Emílio Brogueira Dias.
Cumprindo a tradição (iniciada com Rui Moreira, o actual presidente da Câmara do Porto), Marcília Montenegro apresentou-se a sufrágio em nome individual, apesar de ser administradora da TCGL, concessionária do terminal de carga geral e granéis de Leixões.
Consigo, para a Direcção da Comunidade Portuária de Leixões, foram eleitos, na única lista candidata, Francisco Mora (em representação da AGEPOR), Nuno David Silva (AOPPDL), Daniel Pereira (APAT) e Mário Sousa (AEP).
Questionada pelo TRANSPORTES & NEGÓCIOS sobre as prioridades imediatas da nova Direcção, Marcília Montenegro destacou “a concretização urgente das medidas estruturais que a Comunidade Portuária já vinha a defender e que são essenciais para o futuro do Porto de Leixões”.
“É imperativo criar condições para receber navios com maior calado, recuperar terraplenos e armazéns degradados, ampliar as zonas de parqueamento e, sobretudo, reforçar a integração do porto na malha urbana, promovendo uma convivência harmoniosa e sustentável com a cidade que o acolhe”, acrescentou.
“A dimensão ambiental será igualmente central, procurando envolver todas as instituições na modernização do porto, com responsabilidade, visão e sentido estratégico”, rematou.
O futuro do Porto de Leixões tem motivado sucessivas intervenções públicas, todas reclamando o avanço dos investimentos há muito programados, com especial ênfase no novo terminal de contentores. Uma obra prevista (de novo) no Plano Estratégico apresentado ao Governo, que entretanto caiu sem o decidir.
Órgãos Sociais (2025-2027)
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente
APDL
1.º Secretário
Associação Comercial do Porto
2.º Secretário
Associação dos Armadores da Marinha de Comércio
DIRECÇÃO
Presidente
Marcília Montenegro
Vigais
Francisco Mora – AGEPOR
Nuno David Silva – AOPPDL
Daniel Pereira – APAT
Mário Sousa – AEP
CONSELHO FISCAL
Presidente
Dr. Leite Assunção
Vogais
Francisco Fonseca – ANTRAM
Ricardo Fonseca – ANECAP
Excelente escolha para a presidência, pois o trajeto feito ao longo dos anos pelos vários portos por onde passou e continua como administradora da TCGL, está mais que justificada a escolha para presidir à C.P. de Leixões.
Conhecedora dos problemas que Leixões atravessa, aguarda-se uma maior intervenção junta das instâncias governamentais e junto da administração portuária para de uma vez por todas dar seguimento aos projetos e investimentos previstos.
Muitos parabéns