Bruxelas prevê gastar apenas cerca de 35 milhões dos perto de 57 milhões de euros orçamentados para a chamada de 2011 do Marco Polo II. Faltam projectos em quantidade e qualidade.
Os números foram avançados no recente Info Day do Marco Polo, em Bruxelas, por Patrick Vankerckhoven, chefe da Unidade Marco Polo da EACI. Bruxelas está a negociar os contratos relativos a apenas 19 projectos seleccionados na chamada de 2011, prevendo outorgar um máximo de 35,35 milhões de euros de incentivos.
À chamada de 2011, lembrou aquele responsável, apresentaram-se 50 candidaturas, que pressupunham um montante global de incentivos de 103,6 milhões de euros, para um orçamento disponível de apenas 56,9 milhões de euros.
Afinal, o dinheiro vai chegar e sobrar. Tal como já aconteceu, embora em menor escala, na chamada de 2010. Então, candidataram-se 101 projectos mas apenas 32 foram seleccionados, tendo sido assim comprometidos 57 milhões dos 64 milhões de euros disponíveis.
Recorde-se que, para reforçar os incentivos aos projectos (e tentar escoar o dinheiro disponível…), a Comissão Europeia decidiu, em 2009, duplicar de um para dois euros/ton-km o incentivo financeiro à retirada das cargas da rodovia. Naquele ano a medida revelou-se um sucesso.
A chamada de 2012 do Marco Polo II está já em curso. O orçamento disponível é de 64,6 milhões de euros. O prazo para a apresentação de candidaturas termina a 21 de Setembro próximo.