Marco Vale é novo administrador executivo da MSC Portugal, sucedendo a Carlos Vasconcelos, o histórico líder da companhia suíça em Portugal.

A passagem de testemunho foi anunciada no passado fim de semana, no tradicional Encontro Anual dos quadros MSC,  mas só hoje foi comunicada oficialmente.

Marco Vale, que até aqui desempenhava aos funções de administrador executivo delegado, foi, sem surpresa, o escolhido para suceder a Carlos Vasconcelos na liderança da MSC Portugal.

Licenciado em Engenharia Naval pelo Instituto Superior Técnico e com um MBA na AESE Business School, Marco Vale integrou os quadros da MSC Portugal em 2000, como Ship Operations Assistant.  Em 2004, foi promovido a Container Control Manager e em 2011 assumiu a função de Logistics & Operations Director.

Nos últimos cinco anos Marco Vale desempenhou a função de Deputy Managing Director, num tirocínio para suceder a Carlos Vasconcelos no cargo mais alto da companhia em Portugal.

Carlos Vasconcelos liderou a MSC Portugal desde a sua fundação, há 27 anos. Ao longo desse tempo, guindou a representação da companhia helvética ao primeiro lugar do ranking nacional de contentores movimentados nos portos nacionais (desde 2006).

Mas não só. A MSC Portugal é hoje muito mais do que um “simples” agente da MSC, assumindo-se ela mesma como a cabeça de um grupo que integra os portos secos do Entroncamento. Aveiro, Setúbal e Mérida.

Carlos Vasconcelos foi ainda o obreiro da compra da CP Carga pela MSC, naquela que foi a primeira investida “a sério” do armador helvético no transporte ferroviário de mercadorias. Carlos Vasconcelos mantém-se como presidente do Conselho de Administração da Medway, que por estes dias anda nas bocas do mundo (no sentido quase literal) por força do investimento no maior terminal rodo-ferroviário da Península Ibérica, em Lousado, Famalicão.

A MSC Portugal foi ainda pioneira no universo MSC no lançamento da Academia MSC, numa parceria com a ENIDH, que nos últimos anos tem formado profissionais para o transporte marítimo e logística.

Na hora de passar o testemunho, Carlos Vasconcelos diz-se convicto de que “com o Marco Vale ao leme e com a fantástica equipa da MSC Portugal, o sucesso está garantido. Estou seguro que continuará a empenhar-se fortemente para que a empresa enfrente os desafios do futuro”.

 

 

 

Comments are closed.