Apenas quatro das 12 maiores companhias de transporte marítimo de contentores registaram lucros no primeiro trimestre de 2016, destaca a Alphaliner.
CMA CGM

E mesmo essas tiveram apenas crescimentos marginais – entre 0,1% e 1,5% – face ao alcançado no período homólogo do ano passado, acrescenta a consultora.

“Todas as oito desafortunadas [companhias] que tiveram prejuízo, registaram margens negativas, o que é sinal de deterioração das condições de operação para as companhias de transporte marítimo de contentores”, refere o documento da Alphaliner.

A média das margens operacionais das 12 companhias em análise pela consultora registou uma queda de 0,2% no primeiro trimestre do ano, contra uma subida de 5,1% no período homólogo de 2015.

“As margens operacionais das companhias caíram com a descida dos preços médios dos fretes para mínimos históricos no primeiro trimestre”, indica o relatório. Segundo a Alphaliner, os preços médios dos fretes baixaram 23% nos primeiros três meses de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015.

 

 

 

Comments are closed.