A primeira fase do terminal de contentores de Nador West Med, em Marrocos, deverá estar operacional em 2027. O objectivo é replicar o caso de sucesso de Tanger Med.
Nem a COSCO, nem a Hapag-Lloyd de quem se falava. O governo de Marrocos decidiu outorgar a concessão do terminal de contentores de Nador West Med a gente da casa, a Marsa Maroc, o maior operador portuário do país, detido em 25% pelo estado.
A concessão terá uma duração de 25 anos, mas no imediato a Marsa Maroc compromete-se a investir 200 milhões de euros para ter a primeira fase do novo terminal operacional já em 2027.
A Marsa Maroc opera o Terminal 3 de Tanger Med, em parceria com a Haag-Lloyd, a Eurogate e a Contship Italia. Uma solução que poderá repetir-se no novo terminal. Operacional há cerca de três anos, a infra-estrutura já estará a trabalhar no limite da sua capacidade de 1,5 milhões de TEU/ano.
Foi em Dezembro de 2014 que o governo marroquino lançou as bases para o porto de Nador West Med. No ano seguinte, o europeu BERD concedeu um financiamento de 200 milhões de euros para a concretização do projecto.
Quando completo, o terminal de contentores terá uma capacidade de 3,4 milhões de TEU/ano, com uma frente de cais de 1 500 metros, fundos de -18 metros, e 15 pórticos de cais e 45 pórticos de parque. Actualmente apenas estarão construídos o quebra-mar e as infra-estruturas do cais.
A ideia do governo de Marrocos é replicar o sucesso de Tanger Med, que rapidamente se tornou o maior porto de contentores do Mediterrâneo, e que já estará a trabalhar no limite da sua capacidade teórica.
O projecto de Nador contempla ainda terminais para hidrocarbonetos, carvão e ro-ro. E, claro, haverá nas proximidades uma zona franca industrial. Tudo a cerca de 250 milhas do estreito de Gibraltar.
Mais uma vez, Marrocos ultrapassa a Ibéria no Mediterrâneo para ” INVADIR” a Europa ! …