A Câmara de Matosinhos e a ViaMove vão oferecer o passe aos alunos do ensino secundário com 13 ou mais anos, a partir do próximo ano lectivo.
A medida, aprovada por unanimidade na reunião do Executivo, complementa, na prática, a entrada em vigor na Área Metropolitana do Porto da gratuidade do passe Andante para os jovens com menos de 13 anos.
O passe monomodal “Estudante-Maré” deverá abranger cerca de 8 000 a 9 000 estudantes, referiu o vereador dos Transportes e da Mobilidade matosinhense, José Pedro Rodrigues. A gratuitidade prolongar-se-á até os alunos concluírem o ensino secundário, reforçou.
Para usufruírem do passe gratuito os estudantes terão de inscrever-se na página Maré de Matosinhos, cuja inscrição estará disponível a partir de Agosto.
O passe ‘Estudante-Maré’ tem um custo estimado de 1,5 milhões de euros por ano, assegurando a autarquia até 500 mil euros deste investimento e a operadora ViaMove o restante.
A nova operadora de transportes públicos de Matosinhos – ViaMove – entrou em funcionamento em Janeiro, substituindo a Resende. É detida em 51% pelo Grupo Barraqueiro e em 49% pela Resende.