O novo terminal de cruzeiros de Lisboa deverá ficar concluído em Junho e ser inaugurado no Verão, avançou a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Terminal de Cruzeiros de Lisboa

“Eu espero que, de facto, até ao final de Junho a obra esteja concluída e que a possamos inaugurar, como era previsto, este Verão ainda”, disse a ministra à “Lusa”. no final do seminário “Porto de Lisboa – desafios e afirmação”, promovido pela Comunidade Portuária do porto da capital.

Questionada sobre declarações anteriores, proferidas em Março, nas quais apontou a entrada em funcionamento do terminal para “o mais tardar em Maio”, a governante justificou o atraso com as condições climatéricas adversas que se fizeram sentir em Lisboa. “A indicação que tínhamos até essa altura era que a conclusão da obra seria até finais de Maio deste ano. Por causa das chuvas e de alterações imprevistas da meteorologia, houve algumas actividades que não puderam ser concretizadas nas datas esperadas”, explicou.

Ana Paula Vitorino aproveitou para salientar que, “entretanto não tem sido por isso que tem ficado parado o tráfego de cruzeiros”, existindo mesmo um “crescimento absolutamente fabuloso” do mesmo. “Mais de 70% é de facto um valor significativo”, acentuou. Em termos numéricos, o Governo espera “345 escalas e 525 mil passageiros” este ano, o que constitui “um ano de sucesso para a actividade de cruzeiros no Porto de Lisboa”.

Crescer 475% a dez anos

“O Porto de Lisboa não é só um porto de carga, é também um porto de cruzeiros e cada vez se afirma mais nesse segmento de mercado”, referiu a ministra no encerramento do seminário promovido pela Comunidade Portuária de Lisboa.

Num horizonte de dez anos, o Governo estima um crescimento que deverá ser de “475%”.”Tem havido um crescimento constante ao longo dos últimos tempos, por isso, acredito que essa estimativa, que está no planeamento para 10 anos, que se vai cumprir”, advogou.a ministra.

Considerando que actualmente é possível “a entrada e saída de passageiros”, a ministra observou que o novo terminal difere das actuais infra-estruturas, pois “permite fazer outro tipo de serviço” e aumentar a qualidade. Isto deriva de o novo terminal estar projectado como “uma infra-estrutura moderna, que impulsionará o crescimento do mercado de cruzeiros em Lisboa e no país e que vai aumentar fortemente a capacidade de movimentação de passageiros, de 500 mil para 800 mil por ano, o que significa uma melhoria da qualidade de serviço”, apontou
a governante.

“Do ponto de vista funcional e operacional, terá maior capacidade de dar conforto e de atrair novos passageiros com outro tipo de escalas e irá
dotar Lisboa de uma oferta de excelência ao nível internacional”, vincou Ana Paula Vitorino.

Este artigo tem2 comentários

  1. luis pereira

    Toda a gente sabe, menos a MINISTRA DO MAR, que o terminal cruzeiros Lisboa só estará todo concluído na próxima época de cruzeiros, ou seja, em 2018 o que é 1 vergonha porque o do Porto já funciona há vários anos !!

  2. luis pereira

    As declarações da MINISTRA DO MAR, falam por si, a culpa é da chuva naquele que é o ano com menos chuva desta década, também será a chuva rs que leva a Srª a justificar que depois de 12 meses ainda não tenha finalizado as renegociações das várias concessões dos terminais de contentores que não têm qualquer competitividade, à exeção de Sines, para concorrer internacionalmente com os portos espanhóis, que VERGONHA SENHORA MINISTRA DO MAR, se não aumentar os prazos em pelo menos 50 anos como fazem os “NUESTROS HERMANOS” para permitir que os privados invistam muito na sua modernização comprando novos equipamentos e tb substituindo o estado na sua obrigação como seja a dragagem a pelo menos 16 m de calado como já fez a AP Sines para 18 metros ! (PARABÉNS) enquanto Leixões & Aveiro + Lisboa % Setúbal variam entre os 8 e 12 metros de calado apenas recebendo os mais pequenos porta – contentores do mercado e daqui a poucos anos nem esses porque são cada vez de maior calado (em leixões a largura impede-os de entrar), trocando-os por Vigo a Norte e Sines a Sul !!