Pelo mar Mediterrâneo passa 13% do transporte marítimo mundial e 33% do tráfego de contentores, conclui um estudo da consultora italiana Studi e Ricerche per il Mezzogiorno (SRM).

Tanger-Med

Nos últimos 13 anos, o tráfego marítimo na região mais do que duplicou (cresceu 123%). Desde 2005, a sua quota no total mundial cresceu 4 quatro pontos percentuais.

Já no tráfego de contentores a importância do Mediterrâneo no contexto mundial aumentou oito pontos percentuais desde 2005. O movimento de contentores nos 30 maiores portos da região subiu 382% entre 1995 e 2014, tendo passado de 9,1 milhões para 44 milhões de TEU.

A consultora italiana que o crescimento do movimento de contentores no Mediterrâneo se concentra essencialmente na margem Sul. A tendência é liderada pelo porto de Tânger-Med, que encerrou 2014 com três milhões de TEU movimentados, mais 20,7% do que no ano anterior. Port Said (que cresceu 1 500% entre 1995 e 2013, tendo movimentado quatro milhões de TEU), Pireu (cresceu 400% entre 1995 e 2013 para 3,1 milhões de TEU em 2014) e Algeciras (mais 300% entre 1995 e 2013 para 4,3 milhões de TEU) são outros portos em crescimento acelerado na região.

A consultora estima ainda que a tendência de crescimento verificada na última década se irá manter, se não mesmo acelerar, com a abertura do “segundo” Canal do Suez.

Comments are closed.