A Medway, que detém uma quota de 80% no mercado português, ameaça mudar-se para Espanha. As declarações de Carlos Vasconcelos, presidente da empresa, já passaram a fronteira.
O “RailFreight.com” dá hoje conta das declarações de Carlos Vasconcelos à “TSF” sobre a possibilidade de a Medway mudar-se para Espanha, onde se sente mais apoiada.
Numa notícia ilustrada com um instantâneo da participação do presidente da Medway no recente seminário de transporte ferroviário do TRANSPORTES & NEGÓCIOS, o media especializado dá conta das críticas de Carlos Vasconcelos à actuação do anterior Governo, que não cumpriu o acordado com a operadora ferroviária de transporte de mercadorias.
“Vou para Espanha, onde nos apoiam, têm taxas de acesso à infra-estrutura oito vezes inferiores às de Portugal, apoiam a energia e os combustíveis”, afirmou à “TSF”.
“Não compreendemos o Governo anterior, esta inacção, não cumprir uma decisão tomada e garantida”, reforçou, deixando o aviso ao novo Executivo: “Espero que este novo Governo resolva a situação”.
Há cerca de um mês, na abertura da Portugal Railway Summit, o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, anunciou que o Governo irá libertar em breve fundos para apoio ao transporte ferroviário de mercadorias.
A Medway controla 80% do mercado português de transporte ferroviário de mercadorias e em Espanha prepara-se para integrar a Renfe Mercancias, o que lhe garantirá também a liderança destacada no país vizinho.
Entre os investimentos previstos para Portugal avulta o terminal de Lousado, anunciado em finais de 2018 como o maior da Península Ibérica, mas que tarda em concretizar-se.
No entretanto, a Medway “entrou” em dois terminais em Madrid e prepara-se para começar a operar em Badajoz, em Outubro próximo, o primeiro de três terminais na Extremadura.
Seria MAIOR VERGONHA NACIONAL perder a MEDWAY – EX CP, melhor empresa ferroviária da Peninsula Ibérica, que liga os portos de Valência e Algeciras até Sines e Lisboa passando por Madrid e Badajoz – Évora. Já bastam os biliões que foram enterrados na banca nacional e na TAP, já basta !
Não será esta mesma Medway que está a impedir a construção da bitola europeia em Portugal? Dizem que tem contrato até 2050 (?) que impede a construção de tal ferrovia? Dizem por aí, também se tal acontecesse, está teria enorme prejuízo na renovação da sua frota?!!!. Alguém poderá explicar aos portugueses se isto é verdade ou não. Basta de notícias falsas ou de encobrimentos, o que seria mais grave.jmo
Não sei, mas eu defendo que se deve manter a bitola Ibérica até ao dia em que a Espanha decida aderir à bitola Europeia:
Eu julgo que se os papeis estivessem invertidos nós junto da França e a Espanha no nosso espaço, mesmo assim julgo que se pensássemos mudar a bitola teríamos de conversar com a Espanha.
Esclareço que a Espanha decidiu através do ministério do Fomento investir nos eixos bi-bitola e assim subsidiou fortemente a criação dos eixos OGI criados pelas empresas espanholas OGI e Tria Engenharia e se já não está instalado irá ser instalado em Irun um intercambiador para os eixos OGI. Este troço tem também um problemas que são os túneis.
Assim os comboios de mercadorias terão de ir pela nova linha de Alta Velocidade que ainda está em construção ou já em serviço.
Existe ainda a situação após a mudança da sinalização em curso.
Pelo menos três empresas espanholas virão para cá.
Uma ainda andou a aprender o caminho, mas não prosseguiu talvez porque a linha da Beira Alta entrou em obras.
É de aguardar.