Quinta-feira, Junho 8, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    ADR, a simplicidade complexa

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    ADR, a simplicidade complexa

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Medway com break-even ou até lucros em 2020

Carlos Vasconcelos em entrevista ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS

por T&N
26/02/2021
em Destaque, Ferroviário
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Apesar da quebra nos negócios, a Medway “provavelmente” atingiu o break-even em 2020, ou “talvez até” lucros marginais, avançou Carlos Vasconcelos ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.

A Medway atingiu no ano passado um volume de negócios de “cerca de 70 milhões” de euros, o que representou uma quebra homóloga “de 12%”. Os volumes transportados ficaram “abaixo dos oito milhões de toneladas”, também uns “12% a nível ibérico”, sintetizou o administrador do operador ferroviário.

A pandemia (com reflexos no transporte de contentores, particularmente em Espanha) e a descarbonização (que praticamente fez desaparecer o transporte de carvão para as centrais da EDP) são as principais explicações apontadas para a quebra dos volumes e, logo, das receitas.

Os contentores representaram cerca de metade das cargas e das receitas (menos naquelas e mais nestas), mas ele houve também cargas tradicionais que tiveram um comportamento positivo, “casos dos cimentos, das madeiras e dos granéis”.

A crise foi mais sentida em Espanha, mas o país vizinho “ainda pesa menos de 10% no volume de negócios” da Medway. O que ajuda a perceber por que a companhia, com cerca de 90% do mercado nacional, reclama uma quota ibérica de 20% (líder entre os privados).

Apesar das quebras de volumes e receitas, Carlos Vasconcelos disse que “provavelmente atingiremos o break-even” em 2020, ou “talvez até um resultado líquido positivo marginal”. As dúvidas ainda subsistem, explicou, porque as contas ainda não estão fechadas, nomeadamente no que respeita a fornecimentos importantes, “como é o caso da energia eléctrica”.

Crescimento passa por Espanha

Para este ano, apesar das muitas incertezas, o objectivo é crescer. “Estamos moderadamente optimistas. Não chegaremos aos dois dígitos, mas a ideia é recuperar o que perdemos em 2020 e superar mesmo 2019”, resumiu Carlos Vasconcelos.

Para isso, será fundamental Espanha (e, desde logo, a recuperação dos contentores). O país vizinho é, de resto, a grande aposta da Medway, porque no mercado doméstico as oportunidades de crescer são já escassas. Em Espanha, não. “Não queremos entrar em competição com os outros operadores, mas sobretudo ir buscar novos negócios – na indústria química, nos granéis, nos siderúrgicos,… – que hoje circulam sobretudo na estrada”.

 

Notícias Relacionadas

Nomad Tech e INOV com solução para o Convel
Ferroviário

Sistema Convel com sucessor anunciado

13/04/2023
Medway deverá gerir três terminais na Extremadura
Ferroviário

Medway deverá gerir três terminais na Extremadura

13/04/2023
“Magalhães” junta Medway e Renfe
Ferroviário

Medway subscreve urgência da aposta na ferrovia

30/03/2023
A seguir
PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Linha do Minho: comboios de 750 metros já chegam à fronteira

Linha do Minho: comboios de 750 metros já chegam à fronteira

07/06/2023
Covid: Hapag-Lloyd alerta para efeitos tardios

CEO da Hapag-Lloyd avisa para fretes insustentáveis

07/06/2023
Cargofive acelera na transformação digital

Cargofive acelera na transformação digital

07/06/2023
Presidente da CE apadrinha navio a metanol da Maersk

Presidente da CE apadrinha navio a metanol da Maersk

07/06/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist