Domingo, Abril 11, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    Voar longo curso em low cost, eu levo os amendoins

    O que é um Porto?

    A licença social para operar e expandir um porto enquanto vantagem competitiva

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A inércia que gera inércia

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Pedro Galveia

    Combustíveis marítimos e descarbonização – Incertezas

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a JUL

  • ENTREVISTAS
    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Pedro Polónio, Presidente da ANTRAM

    Entrevista a Pedro Polónio (ANTRAM)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    Voar longo curso em low cost, eu levo os amendoins

    O que é um Porto?

    A licença social para operar e expandir um porto enquanto vantagem competitiva

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A inércia que gera inércia

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Pedro Galveia

    Combustíveis marítimos e descarbonização – Incertezas

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a JUL

  • ENTREVISTAS
    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Pedro Polónio, Presidente da ANTRAM

    Entrevista a Pedro Polónio (ANTRAM)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Destaque

Medway com break-even ou até lucros em 2020

Carlos Vasconcelos em entrevista ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS

por T&N
26/02/2021
em Destaque, Ferroviário
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Apesar da quebra nos negócios, a Medway “provavelmente” atingiu o break-even em 2020, ou “talvez até” lucros marginais, avançou Carlos Vasconcelos ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.

A Medway atingiu no ano passado um volume de negócios de “cerca de 70 milhões” de euros, o que representou uma quebra homóloga “de 12%”. Os volumes transportados ficaram “abaixo dos oito milhões de toneladas”, também uns “12% a nível ibérico”, sintetizou o administrador do operador ferroviário.

A pandemia (com reflexos no transporte de contentores, particularmente em Espanha) e a descarbonização (que praticamente fez desaparecer o transporte de carvão para as centrais da EDP) são as principais explicações apontadas para a quebra dos volumes e, logo, das receitas.

Os contentores representaram cerca de metade das cargas e das receitas (menos naquelas e mais nestas), mas ele houve também cargas tradicionais que tiveram um comportamento positivo, “casos dos cimentos, das madeiras e dos granéis”.

A crise foi mais sentida em Espanha, mas o país vizinho “ainda pesa menos de 10% no volume de negócios” da Medway. O que ajuda a perceber por que a companhia, com cerca de 90% do mercado nacional, reclama uma quota ibérica de 20% (líder entre os privados).

Apesar das quebras de volumes e receitas, Carlos Vasconcelos disse que “provavelmente atingiremos o break-even” em 2020, ou “talvez até um resultado líquido positivo marginal”. As dúvidas ainda subsistem, explicou, porque as contas ainda não estão fechadas, nomeadamente no que respeita a fornecimentos importantes, “como é o caso da energia eléctrica”.

Crescimento passa por Espanha

Para este ano, apesar das muitas incertezas, o objectivo é crescer. “Estamos moderadamente optimistas. Não chegaremos aos dois dígitos, mas a ideia é recuperar o que perdemos em 2020 e superar mesmo 2019”, resumiu Carlos Vasconcelos.

Para isso, será fundamental Espanha (e, desde logo, a recuperação dos contentores). O país vizinho é, de resto, a grande aposta da Medway, porque no mercado doméstico as oportunidades de crescer são já escassas. Em Espanha, não. “Não queremos entrar em competição com os outros operadores, mas sobretudo ir buscar novos negócios – na indústria química, nos granéis, nos siderúrgicos,… – que hoje circulam sobretudo na estrada”.

 

Notícias Relacionadas

“Magalhães” junta Medway e Renfe
Economia e Mercados

Medway integra coligação Rail Freight Forward

6 de Abril, 2021
Medway chega a Barcelona
Press Releases

Medway integra o GRACE – Empresas Responsáveis

30 de Março, 2021
Medway forma mais maquinistas em Espanha
Ferroviário

Medway forma mais maquinistas em Espanha

11 de Março, 2021
A seguir
PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

            

+ Recentes

Grécia quer privatizar porto de Creta

Grécia quer privatizar porto de Creta

9 de Abril, 2021
Brasil concessiona ferrovia com 537 km

Brasil concessiona ferrovia com 537 km

9 de Abril, 2021
CMA CGM com recorde de contentores cheios

CMA CGM com recorde de contentores cheios

9 de Abril, 2021
Comboios elétricos na Linha do Minho a partir de Março

Linha do Minho com comboios eléctricos dia 25

9 de Abril, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist