O comboio da Medway para a China partirá de Portugal à quarta-feira, todas as semanas, a partir do corrente mês de Junho, avançou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o presidente da operadora.
No sentido inverso, haverá “duas saídas” semanais, “às quartas-feiras e sábados”, acrescentou Carlos Vasconcelos.
Em Portugal, as partidas e chegadas acontecerão nos terminais de Valongo (SPC), Entroncamento e Bobadela (da Medway). Na China, a origem/destino é a cidade de Yiwu (cerca de 250 quilómetros a Sul de Xangai).
O serviço é realizado em parceria com a China Railways. A oferta de capacidade será “avaliada comboio a comboio”, em função da oferta e da procura. Porque este não será um “comboio completo; é um comboio multi-cliente”, precisou Carlos Vasconcelos.
A Medway assegurará a tracção entre Madrid e os terminais portugueses, em ambos os sentidos.
Sobre a procura, Carlos Vasconcelos disse que “já temos clientes internacionais no trajecto de importação”. Quanto à exportação, justificou, a oferta regular só agora começará.
O tempo de trânsito anunciado entre a China e Portugal é de 28 dias, com o comboio a percorrer cerca de 14 mil quilómetros, através de nove países, com quatro bitolas diferentes, em dois continentes.