A Medway voltou a ser a operadora que mais cresceu no transporte ferroviário de mercadorias em Espanha, agora no primeiro trimestre do ano.
Ainda longe dos volumes dos principais players do mercado espanhol, a Medway continua a crescer mais que a concorrência e a ganhar quota de mercado, de acordo com os dados coligidos pela Comissão Nacional dos Mercados e Concorrência (CNMC).
No primeiro trimestre, a Medway cresceu 15,7% em tonelagem, enquanto o mercado recuou 4%. Em termos de toneladas-km, a Medway avançou 15,8%, ao passo que o mercado perdeu 5,4%. Em comboios-km, a operadora somou 21,5%. muito acima dos 2,2% do mercado.
Entre Janeiro e Março, a Medway transportou 381 mil toneladas, volume que compara com os 2,8 milhões de toneladas (-10%) da Renfe Mercancias, as 995,7 mil toneladas (+8%) da Captrain España, as 481,4 mil toneladas (-2,4% da Continental Rail e as 205,4 mil toneladas (-11,8%) da Continental Rail.
Apesar dos incentivos públicos e do imperativo da descarbonização, o transporte intermodal continuou a ter um comportamento global negativo. As excepções foram a Captrain España (com um crescimento homólogo de 18,3%) e, de novo, a Medway, a subir 7,2%.
Assim sendo, vai valendo o transporte em vagão completo. Onde a Medway se destacou com um crescimento homólogo de 40,9% (a segunda neste ranking particular foi a Transfesa Logistics, com um crescimento de 19%).
A Medway, recorde-se, está a negociar a integração da Renfe Mercancias.
Para quando início da,plataforma da Medway ? Quando esclarece se foi inviabilizado devido aos solos com alto teor de toxicidade e poluição que foram descobertos no fim de 2023 e qual será impacto do prejuízo no futuro das exportacões ?