A Medway destacou-se da concorrência no transporte ferroviário de mercadorias em Espanha, em 2023, com um crescimento de 34,5% nos volumes movimentados.
Os dados são do Relatório Anual do Sector Ferroviário, agora divulgado pela Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC). No ano passado, a Medway foi, de muito longe, a operadora que teve um maior crescimento da actividade no país vizinho: cresceu 34,5% em toneladas líquidas, com um total de 1,4 milhões, e 40,9% em toneladas-km (596 milhões).
No ano passado, os 11 operadores de transporte ferroviário de mercadorias activos em Espanha transportaram 21,6 milhões de toneladas. Um resultado que representa uma quebra homóloga de 10,1% e confirma a quebra iniciada em2015, sendo mesmo o pior desde 2021, assinala a entidade reguladora do país vizinho.
A quebra deveu-se quase exclusivamente à Renfe Mercadorias, que recuou mais 19,4% para 11,8 milhões de toneladas líquidas. Mas impõe-se também a conclusão de que os concorrentes privados não estão a conseguir sequer captar a totalidade dos volumes perdidos pelo operador público.
A Captrain, a maior operadora privada no país vizinho, repetiu praticamente os volumes de 2022, com 3,8 milhões de toneladas líquidas (+0,1%). A sua quota de mercado situou-se nos 13,9%. A Continental movimentou 2,1 milhões de toneladas (+8,7% em termos homólogos) e garantiu 13,9% de quota. A Transfesa foi a única entre os privados de referência a perder terreno – e logo 15,2%! -, terminando o ano com apenas 938 mil toneladas, bem atrás da Medway.
Em termos globais, os tráfegos de vagão completo representaram 47,3% do total (10,2 milhões de toneladas), contra 52,7% do vagão intermodal (11,4 milhões de toneladas).
A Medway destacou-se com crescimentos de 52% no vagão completo e de 29,8% no intermodal (os melhores resultados em ambas as categorias).
Ainda de acordo com os dados coligidos pela CNMC, o transporte ferroviário de mercadorias no país continua concentrado no território nacional (o tráfego internacional representou apenas 19% das toneladas líquidas, contra 19,9% em 2022).
O volume de negócios do sector situou-se nos 320,9 milhões de euros, reflectindo um recuo homólogo de 2,2%.
Parece poder concluir-se que o transporte ferroviário de mercadorias em Espanha está muito longe do de passageiros de Alta Velocidade e uma das razões, para além de planeamento insuficiente pelo agrupamento europeu de interesse económico do corredor atlântico RFC4, da substituição do tráfego rodoviário pelo ferroviário, poderá ser a desatenção no cumprimento da regulamentação das redes TEN-T recentemente atualizada com o 2024/1679 de que um dos objetivos principais é o tráfego misto nos corredores internacionais da rede única ferroviária europeia. Duvido que o atual governo e a IP partilhem desta análise e infelizmente em Espanha somam-se os atrasos no corredor atlântico (só há estudo prévio Oropesa-Madrid, 200km) e ligação Vitoria-Hendaye em 1435mm prevista para 2025 .