Domingo, Julho 13, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Turismo e ferrovia

    A Europa e os comboios noturnos

    Vítor Figueiredo reeleito na APOL

    Desafios vs. Conveniência

    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Voar com a patrulha pata

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Turismo e ferrovia

    A Europa e os comboios noturnos

    Vítor Figueiredo reeleito na APOL

    Desafios vs. Conveniência

    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Voar com a patrulha pata

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Medway denuncia concorrência desleal da rodovia

por T&N
11/01/2024
em Ferroviário
5
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Medway apresentou as primeiras quatro de 16 locomotivas Stadler Euro6000

Carlos Vasconcelos, presidente da Medway, aproveitou a apresentação das novas locomotivas Stadler Euro6000 para criticar a concorrência desleal da rodovia. E a culpa é do Governo, disse.

“Podemos chegar ao extremo de ter uma excelente rede ferroviária onde não circularão quaisquer comboios de mercadorias, face à gritante discriminação de medidas que apoiam a rodovia e penalizam a ferrovia”, afirmou Carlos Vasconcelos, em Lisboa, na apresentação das primeiras quatro das 16 locomotivas Stadler Euro6000 encomendadas há dois anos, e que representam um investimento de 90 milhões de euros.

Lertambém

China prolonga comboio europeu até Marrocos

China prolonga comboio europeu até Marrocos

10/07/2025
Porto Seco da Guarda pronto em Março

Porto Seco da Guarda pronto em Março

09/07/2025

O presidente da Medway considerou mesmo que Portugal é um país “esquizofrénico” em termos ferroviários, que corre o risco de investir “milhares de milhões numa excelente rede”, e no final “os operadores ferroviários de mercadorias terão mudado o seu material circulante para o país vizinho que desenvolve uma verdadeira política de incentivo à transferência modal”.

Em concreto, Carlos Vasconcelos acusou o Governo de fazer “declarações de amor” à ferrovia, mas depois adoptar medidas que beneficiam a rodovia, dando como exemplo a taxa de uso da infra-estrutura (TUI) ferrroviária cobrada em toda a rede, enquanto “a maior parte da rede rodoviária não tem qualquer portagem para carga”.

Como se isso não bastasse, acrescentou, o Governo reduz portagens rodoviárias em nome da coesão territorial, mas, por outro lado, o transporte de mercadorias por comboio teve um aumento médio de 22% da TUI este ano, a que se somarão mais 8% em 2025.

“Espanha cobra uma taxa de uso de 23 cêntimos por quilómetro, Portugal cobra 1.87 euros este ano, ou seja, é oito vezes mais caro transportar em Portugal do que em Espanha”, destacou o responsável, dando ainda como exemplo a Áustria, que isentou a cobrança de taxa de uso às empresas de transporte ferroviário de mercadorias, no âmbito das políticas de redução das emissões de dióxido de carbono.

Mas não só. “A rodovia recebeu as compensações pelo aumento dos custos dos combustíveis em 2022 e 2023, como sabem foram aumentos absolutamente exorbitantes, e a ferrovia? Nada. Nem um cêntimo. Porquê? Não sabemos. O Governo anunciou em 2022 estes apoios também para ferrovia e renovou-os para 2023 tal como o fez para a rodovia. Prometeu, mas não cumpriu, mas a rodovia já recebeu os seus apoios”, lamentou o presidente da Medway.

As quatro locomotivas hoje apresentadas em Lisboa já estão a operar em Espanha. A Medway deverá agora receber mais 12 ao longo do semestre. Todas são eléctricas, interoperáveis e bitensão, o que lhes permite operar indistintamente em Portugal e Espanha.

A Medway tem ainda encomendados 113 vagões Tatravakonga, está a desenvolver aquele que diz ir ser o maior terminal rodo-ferroviário da Península Ibérica em Lousado, está a negociar a compra da Renfe Mercadorias em Espanha e projecta estabelecer-se em França no próximo ano.

 

Notícias Relacionadas

Medway quer entrar em França ainda este ano
Ferroviário

Medway quer entrar em França ainda este ano

04/07/2025
Medway já é terceira em Espanha
Ferroviário

Medway já é terceira em Espanha

25/06/2025
Medway “poupou” 120 mil toneladas de CO2
Ferroviário

Medway “poupou” 120 mil toneladas de CO2

19/05/2025
A seguir
Lançado o primeiro concurso para a Alta Velocidade

Lançado o primeiro concurso para a Alta Velocidade

Comentários 5

  1. João Soares says:
    2 anos atrás

    Bem vindo à realidade dos factos que já vem desde 1990.
    Não é só o transporte ferroviário que sofre deste mal.
    O Short Sea Shipping sempre sofreu com essa discriminação e a resposta para a motivação para a transferência modal foi sempre de que não deveria ser conseguida através da penalização de um modo de transporte a favor de outro, mas sim através da competitividade de cada modo.
    Porém o que sempre se viu foi dar-se apoios diretos ao transporte rodoviário e penalizar os outros modos de transporte como se podia.
    Para além disso a internalização dos custos externos marginais de cada solução de transporte, entre os quais as emissões de CO2, mas não só, nunca foi introduzida e por isso a ideia do poluidor/pagador nunca se verificou.
    Desta forma nunca haverá uma competitividade honesta entre modos de transporte, pois os custos reais de cada modo nunca são espelhados na fatura final.
    E assim vamos continuando… até um dia que talvez seja tarde de mais.

  2. luis pereira says:
    1 ano atrás

    Os operadores ferroviários de mercadorias já desesperam porque as linhas da Beira Alta e Beira Baixa estarem quase sempre interrompidas já se fala em que só em 2025 vão estar concluídas !

  3. luis pereira says:
    1 ano atrás

    Portugal precisa de viagens comboio para mercadorias e passageiros ao mesmo preço espanhois têm entre Madrid e Barcelona com precos de km Lisboa – Porto a 1/3, chega de incompetência e corrupção, Ò Costa, vergonha

  4. luis pereira says:
    1 ano atrás

    Lisboa – Porto têm que pagar na ferrovia o mesmo que Madrid – Barcelona por km ou seja 1/3 preço atual, chega incompetência e corrupção. Costa !

  5. luis pereira says:
    1 ano atrás

    Pedro Nuno Santos assim como António Costa são ignorantes e incompetentes como afirmou e Bem o senhor ferrovia Carlos Vasconcelos, basta tanta corrupção nas políticas do PS, Vergonhosos …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Porto da Figueira da Foz reforça nos painéis solares

Porto da Figueira da Foz reforça nos painéis solares

11/07/2025
Sines promoveu sessão de esclarecimento sobre novo Sistema de Entrada/Saída nas fronteiras marítimas

Sines promoveu sessão de esclarecimento sobre novo Sistema de Entrada/Saída nas fronteiras marítimas

11/07/2025
Porto de Aveiro investe na produção de energia renovável

Porto de Aveiro investe na produção de energia renovável

11/07/2025
DPD expande envios com etiquetas digitais

DPD expande envios com etiquetas digitais

10/07/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados