O serviço da Medway / MSC entre os portos de Sevilha e de Sines deverá representar um movimento anual de cerca de dez mil TEU. Ontem realizou-se a primeira viagem.
O arranque da nova ligação ferroviária juntou em Sevilha o presidente da Autoridade Portuária de Sevilha, o director da delegação da MSC em Espanha e o director da Boluda Maritime Terminals.
Para já, e à cautela, realizar-se-ão duas viagens semanais em ambos os sentidos, com comboios de cerca de 100 TEU e 900 toneladas de capacidade de carga. Mas o objectivo assumido é chegar rapidamente às cinco rotações semanais.
O líder do porto sevilhano destacou a importância de mais esta ligação para ajudar a recuperar das perdas sofridas no ano passado no tráfego de contentores, e estimou um impacto de até cerca de 10 000 TEU/ano.
Já o dirigente da MSC sublinhou que este é o quarto projecto que a companhia implementa na Andaluzia.
Para a Medway este é o segundo serviço com origem/destino em Espanha. O primeiro foi o Valência-Madrid, com a operação a ser exclusiva da companhia portuguesa. Agora, a Medway assume a ligação entre Sines e a plataforma de Mérida (que explora em parceria com a Renfe) e a transportadora espanhola faz o restante percurso, como explicou esta semana, em entrevista ao “Público” Carlos Vasconcelos.
Na apresentação da nova ligação, a MSC justificou a opção pela ferrovia com a redução dos “tempos de trânsito das mercadorias entre as zonas sul e ocidental de Espanha e o Norte da Europa e continente americano, à exportação como à importação” através de Sines
A MEDWAY e CARLOS VASCONCELOS, remendam a incompetência da MINISTRA DO MAR, Parabéns a eles