A Medway é o operador ferroviário de mercadorias que mais cresce em Espanha, de acordo com os dados divulgados pena CNMC. Ainda assim, continua longe dos maiores privados.
A Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) acaba de divulgar os “Indicadores trimestrais do transporte ferroviário de mercadorias” relativos ao segundo trimestre do ano corrente, e a Medway surge destacada como a companhia que mais cresceu em termos homólogos, seja em toneladas líquidas, em toneladas-km ou em comboios-km.
Mas antes, refira-se que, pela primeira vez, a Renfe Mercancias desceu abaixo dos 50% de quota de mercado, em toneladas-km, ficando-se pelos 46,5%. Em tonelagem líquida a (ainda) operadora pública continua a ser maioritária, com 54,9% do mercado.
De volta à Medway. A operadora portuguesa movimentou no segundo trimestre cerca de 355 mil toneladas, sendo 273 mil em “vagão intermodal” e 81 mil em “vagão completo”. Considerando as toneladas-km, a produção atingiu os 151 milhões, dos quais 127 milhões relativos ao “intermodal” e o restante ao “completo”
Comparando com o período homólogo de 2022, a Medway regista crescimentos de 25,1% na tonelagem total e de 28% nas toneladas-km. Muito acima da concorrência, sendo que a Renfe Mercancias, a Captrain España e a Transfesa Logistics até ficaram em terreno negativo, enquanto a Continental Rail “apenas” cresceu 10,5% na tonelagem e 10,7% nas toneladas-km.
Apesar deste crescimento, numa tendência que se mantém desde o início da actividade no país vizinho, no primeiro trimestre de 2018, a Medway continua longe dos principais players, em números absolutos e em quota de mercado.
Sempre considerando os dados divulgados pela CNMC, a empresa portuguesa detém uma quota de mercado de cerca de 6%, quer se considerem as toneladas, quer as toneladas-km.
A Captrain España (controlada pela francesa SNCF) é o primeiro player privado, com uma quota de mercado na casa dos 18-19%, seguida pela Continental Rail (detida pela CMA CGM), com quotas de 10% nas toneladas líquidas e de 15% nas toneladas-km. Surge depois a Transfesa Logística (participada pela DB), que transportou menos toneladas que a Medway, mas produziu mais toneladas-km.
A Renfe Mercancias, já se viu, é um caso à parte. Mas o quadro geral do mercado espanhol (e ibérico) de transporte ferroviário de mercadorias mudará radicalmente assim se concretize a anunciada entrada da Medway na operadora pública.