Ainda em Março, a Medway deverá anunciar uma oferta regular de transporte ferroviário com a China, avançou Carlos Vasconcelos ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Foi no início de Fevereiro que a Medway trouxe para Portugal o primeiro contentor transportado por comboio desde a China, com destino ao nosso país.
Na prática, o operador ferroviário português apenas assegurou o transporte desde Madrid (aonde o comboio chinês chegou, proveniente de Yiwu, 250 km a sul de Xangai), mas a experiência correu bem e, além disso, teve o condão de despertar o interesse de potenciais clientes.
“Há apetência [do mercado]. Assim se soube deste primeiro contentor [carregado com cerca de 12 toneladas de electrodomésticos], tivemos uma grande procura”, garantiu o administrador da Medway, em entrevista ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
E, assim, ainda este mês, a operadora lançará uma oferta regular com a China, na prática, estendendo até Portugal o serviço que hoje termina em Madrid.
“Para já, vamos utilizar os dois serviços regulares com Espanha” para fazer o encaminhamento das mercadorias de e para Madrid, numa lógica de “comboio multicliente”, acrescentou.
Alemanha só no último trimestre
Para mais tarde fica o há muito anunciado comboio para a Alemanha, baptizado de Vasco da Gama.
A Medway até já começou a divulgar alguns pormenores da oferta, como a capacidade – 28 TEU – ou o tempo de trânsito – 72 horas -, mas o arranque do serviço só deverá acontecer “no último trimestre, até por causa da pandemia”.
O conceito “está todo definido”, e é seguro que a Medway “fará a tracção na Península Ibérica”, com um parceiro, ainda não revelado, a garantir o encaminhamento das mercadorias além-Pirinéus.
Por revelar estão também os clientes que subirão a bordo. Carlos Vasconcelos escusou-se a avançar nomes, e mais ainda a confirmar a Autoeuropa, limitando-se a dizer que “já houve muitas conversas, mas nada está fechado”.
Operadores logísticos e transportadores rodoviários de mercadorias serão, ainda assim, disse, os parceiros naturais. No caso dos transportadores, desde logo, para suprirem eventuais picos de procura, ou minorarem os desequilíbrios entre as cargas de exportação e importação. Sem esquecer, referiu ainda o administrador da Medway, as vantagens da ferrovia face ao camião, em termos ecológicos e de facilidade de trânsito sem interrupções.