A Medway iniciou em Setembro um serviço de transporte de madeira para a celulose Ence, entre a Extremadura espanhola e a Galiza.
O novo serviço, de transporte de madeira de eucalipto, liga Almendralejo a Puerto Marín, em território espanhol, mas a maioria do percurso é feita em Portugail, com a composição da Medway a entrar em Portugal por Elvas / Badajoz e a sair por Valença / Tui.
Até ao momento realizaram-se três comboios, compostos por 13 vagões de 60 pés, com uma capacidade de carga de cerca de 900 toneladas. A tracção é assegurada por uma locomotiva Euro4000.
“Este novo serviço enquadra-se na estratégia de expansão da Medway de alargar a sua actividade no mercado espanhol, onde detectámos esta oportunidade”, sublinha Carlos Vasconcelos, presidente da operadora portuguesa. “Trata-se de um serviço inteiramente novo, idealizado e executado integralmente em função das necessidades do cliente”, acrescentou.
Se tudo correr pelo melhor, a nova oferta poderá ter uma cadência diária.
Espanha é a grande aposta da Medway para crescer. Mas a ideia é crescer, sobretudo, em novos nichos de mercado, ao invés de enfrentar a Renfe nos serviços já existentes. No entretanto, e só no ano passado, lançou o
comboio Magalhães (Portugal – Madrid, via Mérida), estendeu o Medibéria a Barcelona; e iniciou o serviço no eixo Madrid – Córdoba – Valência.
Recentemente, a Medway reforçou a capacidade no país vizinho com oito locomotivas, passando a contar 14.
E se a Medway renova-se as locomotivas 1960. A Medway não quer restaurar essas grandes locomotivas. Se não quer restaurar essas locomotivas que deiam á Cp.
A Medway está a apostar preferencialmente em locomotivas eléctricas sobretudo e compreende-se.
Com a descarbonização em curso no que refere à ferrovia cada vez são electrificadas mais linhas.
Para Espanha no mês passado deve ter recebido a segunda locomotiva adquirida uma 269.
Para o mesmo país alugou mais 8 sendo quatro 269 (eléctricas) e quatro 333 diesel.
À uns tempos anunciaram a compra massiva de locomotivas para Espanha, mas ainda não se sabe nada.