A Medway assegurará a tracção das composições da AE ferroviária entre Valência e Madrid, anunciou a Tramesa, uma das promotoras do serviço.
O acordo com a Medway terá uma duração inicial de três anos e apenas abarca a AE ferroviária em bitola ibérica a realizar entre o porto de Valência e o terminal madrileno de Abroñigal.
A nova AE ferroviária deverá arrancar no final do primeiro trimestre de 2024, mas já se sabe que a intenção dos seus promotores é avançar com um outro serviço para o Entroncamento (onde a Medway dispõe de um terminal), já em 2025, pelo que não será exagerado pensar que também aí a tracção será assegurada pela operadora ferroviária portuguesa.
A AE ferroviária entre Valência e Madrid assegurará o transporte em território espanhol dos semi-reboques com origem / destino em Itália, em complemento à pernada marítima assegurada pela Grimaldi.
Os promotores – Tramesa eTransitália – estimam retirar da estrada mais de dez mil camiões por ano. E para isso apostam também na conciliação dos horários dos navios da Grimaldi e dos comboios.
Tanto a Tramesa como a Transitalia estão a investir milhões de euros no reforço das suas frotas de vagões e semi-reboques, a que acresce o novo pórtico de parque a instalar no terminal de Valência.