A Medway vai receber mais 3,7 milhões de euros do governo espanhol, ao abrigo do programa de eco-incentivos ao transporte ferroviário de mercadorias no país vizinho.
O Ministério dos Transportes e Mobilidade Sustentável de Espanha anunciou hoje os resultados preliminares da segunda chamada (relativa a 2023) dos eco-incentivos ao transporte ferroviário de mercadorias. A Medway é uma das empresas beneficiárias, devendo receber 3,7 milhões de euros, muito mais do que os 1,4 milhões de euros que lhe foram atribuídos na chamada anterior, relativa a 2022.
A principal explicação para o aumento do apoio à Medway reside no crescimento da actividade da operadora em território espanhol. Pelo mesmo critério, mas em sentido contrário, a Renfe Mercancías e a Transfesa, que foram beneficiárias da chamada relativa a 2022, ficam agora de fora dos apoios porque vira a sua actividade muito reduzida.
Desta feita, os apoios aprovados totalizam 21,8 milhões de euros (de um total disponível de 25 milhões de euros), que beneficiarão sete operadores. n
A Captrain garante a fatia de leão (mais de 50%), devendo receber 11,1 milhões de euros. Seguem-se-lhe a Continental Rail com 5,4 milhões de euros e a Medway com 3,7 milhões. CSP Logitren, CEFSA, Low Cost Rail e Go Transport Servicios completam o leque de beneficiários.
Na nota divulgada a propósito dos apoios agora decididos, o Ministério dos Transportes e Mobilidade Sustentável dá conta que os “eco-incentivos foram calculados com base em diferentes variáveis relacionadas com o desempenho ambiental: a ocupação dos vagões, o tipo de locomotiva utilizada e o aumento do tráfego em relação à média dos dois anos anteriores”. Assim, “quanto melhor o desempenho ambiental, maior será a poupança de emissões e maior será o subsídio”, conclui.
O programa espanhol de eco-incentivos ferroviários tem uma dotação total de 74,6 milhões de euros, divididos em três convocatórias anuais correspondentes aos anos de 2022, 2023 e 2024. Na primeira convocatória, relativa ao período entre 30 de Abril e 31 de Dezembro de 2022, foram atribuídos 26,1 milhões de euros a oito operadores. A terceira chamada será publicada em breve, e terá um orçamento inicial de 23,5 milhões de euros e cobrirá os tráfegos realizados entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro do ano corrente.