É oficial. A Medway Terminals ganhou a concessão da operação dos terminais ferroviários de Badajoz, Mérida e Navalmoral.
A vitória da Medway já era esperada, uma vez que apresentou a única proposta no concurso promovido pela Junta da Extremadura, mas agora é oficial, confirmou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS uma fonte da Extremadura Avante.
O próximo passo será agora a constituição da empresa – a Extremadura Avante Logistics – que assumirá a operação dos três terminais, e que será detida em 51% pela Medway e em 49% pela Extremadura Avante, empresa detida a 100% pela Junta da Extremadura.
Pale concessão, a Medway terá de pagar uma renda anual de 120 mil euros. O prazo do contrato é de 15 anos, prorrogável até ao dobro, em função do cumprimento de determinadas metas.
Assim arranque com as operações, a concessionária compromete-se a realizar um mínimo de seis comboios (três entradas e três saídas) por samana em cada terminal. E a prazo, num horizonte máximo de dez anos, terá de aumentar o movimento para oito comboios / semana.
O terminal que serve a plataforma logística de Badajoz é o que está mais próximo de conclusão e por isso será o primeiro a começar a operar. Os outros dois deverão arrancar entre 2024 e 2025.
O investimento da Junta da Extremadura nos três terminais ascende a cerca de 50 milhões de euros.
Com os três terminais da Extremadura, a Medway deverá desenvolver os tráfegos com os portos de Sevilha e Huelva, em Espanha, e Sines, em Portugal, mas também com Madrid e outras regiões do país vizinho.