Medway investe 35 milhões em Famalicão

O novo terminal de mercadorias da Medway, construído de raiz em Lousado, Famalicão, deverá estar operacional no início de 2020. O investimento ascende a 35 milhões de euros.

O terminal resulta de um protocolo que amanhã será assinado entre a Medway, a Câmara Municipal de Famalicão e a Infraestruturas de Portugal. A autarquia famalicense diz que será o “maior terminal ferroviário de mercadorias” da Península Ibérica.

Ocupando uma área de 200 mil metros quadrados, disporá de seis linhas de 750 metros e parqueamento para 10 000 TEU.  Poderá realizar mais de 500 mil movimentos por ano.

O terminal nortenho da Medway localizar-se-á em Lousado, próximo de importantes unidades industriais como a Continental ou a Leica e próximo também do parque industrial de Ribeirão.

O novo terminal – que “será equipado com as tecnologias mais modernas, ao nível dos melhores terminais do mundo” – acrescenta a autarquia – representará um investimento de 35 milhões de euros e criará 100 postos de trabalho directos e indirectos.

A construção iniciar-se-á “assim que o respectivo projecto obtenha as necessárias licenças”, prevendo-se a sua conclusão para o início de 2020.

 

 

Tags:

Este artigo tem1 comentário

  1. Se este investimento ficar perfeitamente ligado aos 2 portos, de Aveiro e Leixões, o norte vai “disparar” nas exportações para Espanha, pois ganha competitividade

Translate »