Quarta-feira, Julho 16, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Bitola europeia para mercadorias? Sem dúvida. Mas, por agora, a prioridade é outra

    Turismo e ferrovia

    A Europa e os comboios noturnos

    Vítor Figueiredo reeleito na APOL

    Desafios vs. Conveniência

    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Bitola europeia para mercadorias? Sem dúvida. Mas, por agora, a prioridade é outra

    Turismo e ferrovia

    A Europa e os comboios noturnos

    Vítor Figueiredo reeleito na APOL

    Desafios vs. Conveniência

    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Medway já é terceira em Espanha

por T&N
25/06/2025
em Ferroviário
2
Medway já é terceira em Espanha
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A Medway foi, de novo, a operadora ferroviária que mais cresceu em Espanha, agora no primeiro trimestre de 2025, e com isso entrou no pódio, superando a Continental Rail.

De acordo com os números divulgados pela Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) espanhola, a Medway movimentou 663,4 mil toneladas no primeiro trimestre, o que representou um ganho homólogo de 74,1%. (419,9 mil toneladas em vagões intermodal, +59,3%; e 243,5 mil toneladas em vagão completo, +107,4%).

A Renfe Mercadorias movimentou 2,3 milhões de toneladas (a perder 18,5%), a Captrain Espanha 1,1 milhões de toneladas (mais 12,6%), a Continental Rail 489,9 mil toneladas (mais 1,8%) e a Transfesa 261 mil toneladas (mais 27,1%).

Lertambém

Estivadores juntam-se em Lisboa contra a automação

Estivadores juntam-se em Lisboa contra a automação

14/07/2025
TAP será reprivatizada em 49,9%

TAP será reprivatizada em 49,9%

10/07/2025

O cenário repete-se, ainda com um maior contraste, quando se olha para as toneladas-km realizadas. Aí a Medway cresceu 80,7% no primeiro trimestre, com um total de 291 milhões de t/km, enquanto a Renfe Mercadorias recuou 13,7%, a Captrain Espanha cedeu 2,2% e a Continental Rail -2,7%. A Transfesa cresceu, mas apenas 2,4%.

Onde a Medway ainda não é terceira é no ranking dos comboios-km. Mas também aí se destacou, segundo os dados coligidos pela CNMC, com um ganho homólogo de 83,9%, em contraste com as perdas da Renfe Mercadorias (-18,6%), Captrain Espanha (-2,2%) e Continental Rail (-10,1%). A Transfesa cresceu 1,9% no período em análise.

Ainda sem expressão para figurarem individualmente nas estatísticas da CNMC, os “restantes” operadores continuaram a ganhar terreno no primeiro trimestre, tendo crescido 39% nas toneladas movimentadas (já valem 559,5 mil toneladas), 38,3% nas toneladas-km (249,3 milhões) e 19% nos comboios-km (578,8 mil).

No primeiro trimestre de 2025, o transporte ferroviário de mercadorias em Espanha cresceu 8,5% em tonelagem, 7% em toneladas-km e 1% em comboios-km. O volume de receitas, esse decaiu 1,9% para 79,7 milhões de euros.

A Medway e a Renfe Mercadorias continuam a negociar os termos da uma fusão que criará um “campeão” ibérico.

Notícias Relacionadas

Medway quer entrar em França ainda este ano
Ferroviário

Medway quer entrar em França ainda este ano

04/07/2025
Transfesa lança AE ferroviária entre Perpignan e Colónia
Ferroviário

Transfesa lança AE ferroviária entre Perpignan e Colónia

26/06/2025
Captrain reforça-se com três Stadler Euro6000
Ferroviário

Captrain España reforça-se com 11 locomotivas

19/06/2025
A seguir
Barreiro inicia a compra de 40 autocarros eléctricos

Barreiro inicia a compra de 40 autocarros eléctricos

Comentários 2

  1. luis pereira says:
    3 semanas atrás

    Esperemos que MEDWAY maximize o valor económico da linha beira alta com investimento em novo HUB ferroviário para ligar Guarda a Espanha !

  2. luis pereira says:
    3 semanas atrás

    Esperemos que MEDWAY maximize o valor económico da linha beira alta com investimento em novo HUB ferroviário para ligar Guarda a Espanha ! O novo investimento será feito em Lousado, no Norte industrial e mais exportador de Portugal !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Porto de Lisboa entre os seis finalistas ao Prémio ESPO 2025

Porto de Lisboa entre os seis finalistas ao Prémio ESPO 2025

15/07/2025
Portos europeus tardam em disponibilizar o OPS

Portos europeus tardam em disponibilizar o OPS

15/07/2025
PM espera interessados na TAP não europeus

PM espera interessados na TAP não europeus

15/07/2025
Houthis fizeram disparar CO2 do shipping de contentores

Houthis fizeram disparar CO2 do shipping de contentores

15/07/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados