A Medway é, finalmente, proprietária dos terrenos onde será implantado o terminal rodo-ferroviário de Lousado. As obras dos acesos estão previstas para Setembro.
O anúncio da conclusão da compra dos terrenos para o terminal da Medway em Lousado foi feito pela consultora imobiliária que liderou o processo.
Em comunicado, a Cushman & Wakefield sublinha que “houve a necessidade de negociar com mais de 20 proprietários diferentes” para concretizar a “compra de cerca de 231.717 m2
de terrenos que vão dar lugar ao novo terminal”.
Os valores envolvidos nestas transações não são referidas. Mas o último anúncio do terminal da Medway dava conta de um investimento global de 63 milhões de euros.
A partir daqui, “a construção das ligações e acessos ao Terminal de Lousado deverá começar em Setembro”, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS uma fonte conhecedora do processo, que todavia se escusou a avançar mais detalhes.
Foi em Janeiro de 2019 que a Medway apresentou o projecto do terminal de Lousado, num investimento de 35 milhões de euros e previsão de abertura em Março / Abril de 2020. Entretanto, aconteceu a pandemia…
A “luz verde” do Ambiente só chegou em Maio de 2021, com o projecto a ser reapresentado em Outubro desse ano, então com um investimento de 63 milhões de euros, início das obras no segundo semestre de 2022 e arranque da operação para o final de 2023.
O terminal da Lousado é apresentado pela Medway como o maior da Península Ibérica. Ocupará cerca de 22 hectares, disporá de quatro linhas com 750 metros de comprimento, parque para 11 mil TEU (incluindo refrigerados), zona de mercadorias perigosas, espaços de armazenagem e de serviços logísticos, parque seguro para camiões e oficinas.
Com ligação directa à Linha do Minho, o terminal poderá movimentar 500 mil TEU/ano e realizar 12-14 comboios/dia (assim se concretize o aumento da capacidade da linha no acesso ao Porto e se resolva o “caso” da Bobadela).
Parabéns à MEDWAY de Carlos Vasconcelhos, o Senhor Ferrovia, vai iniciar a grande obra do maior terminal ferroviario da Ibéria na mesma data em que esperemos fique concluida a linha da Beira Alta no fim de 2023 para o bem do Norte industrial !
O desgoverno tirou os contentores da Bobadela e agora por onde passarão os comboios, ó Costa ?