Segunda-feira, Outubro 2, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Medway já tem os terrenos para o terminal de Lousado

por T&N
25/07/2023
em Ferroviário
2
Medway arranca com terminal de Lousado
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A Medway é, finalmente, proprietária dos terrenos onde será implantado o terminal rodo-ferroviário de Lousado. As obras dos acesos estão previstas para Setembro.

O anúncio da conclusão da compra dos terrenos para o terminal da Medway em Lousado foi feito pela consultora imobiliária que liderou o processo.

Em comunicado, a Cushman & Wakefield sublinha que “houve a necessidade de negociar com mais de 20 proprietários diferentes” para concretizar a “compra de cerca de 231.717 m2
de terrenos que vão dar lugar ao novo terminal”.

Os valores envolvidos nestas transações não são referidas. Mas o último anúncio do terminal da Medway dava conta de um investimento global de 63 milhões de euros.

A partir daqui, “a construção das ligações e acessos ao Terminal de Lousado deverá começar em Setembro”, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS uma fonte conhecedora do processo, que todavia se escusou a avançar mais detalhes.

Foi em Janeiro de 2019 que a Medway apresentou o projecto do terminal de Lousado, num investimento de 35 milhões de euros e previsão de abertura em Março / Abril de 2020. Entretanto, aconteceu a pandemia…

A “luz verde” do Ambiente só chegou em Maio de 2021, com o projecto a ser reapresentado em Outubro desse ano, então com um investimento de 63 milhões de euros, início das obras no segundo semestre de 2022 e arranque da operação para o final de 2023.

O terminal da Lousado é apresentado pela Medway como o maior da Península Ibérica. Ocupará cerca de 22 hectares, disporá de quatro linhas com 750 metros de comprimento, parque para 11 mil TEU (incluindo refrigerados), zona de mercadorias perigosas, espaços de armazenagem e de serviços logísticos, parque seguro para camiões e oficinas.

Com ligação directa à Linha do Minho, o terminal poderá movimentar 500 mil TEU/ano e realizar 12-14 comboios/dia (assim se concretize o aumento da capacidade da linha no acesso ao Porto e se resolva o “caso” da Bobadela).

Notícias Relacionadas

Medway deverá gerir três terminais na Extremadura
Ferroviário

Medway prevê operar em Badajoz ainda este ano

31/07/2023
Medway retoma comboio Setúbal – Entroncamento – Leixões
Ferroviário

Medway ganha AE ferroviária Valência – Madrid

10/07/2023
Medway entra no transporte de madeira em Espanha
Ferroviário

Medway ganha três terminais na Extremadura

23/06/2023
A seguir
MSC Tessa será o maior com 24116 TEU

MSC cada vez mais longe da Maersk

Comentários 2

  1. luis pereira says:
    2 meses atrás

    Parabéns à MEDWAY de Carlos Vasconcelhos, o Senhor Ferrovia, vai iniciar a grande obra do maior terminal ferroviario da Ibéria na mesma data em que esperemos fique concluida a linha da Beira Alta no fim de 2023 para o bem do Norte industrial !

  2. luis pereira says:
    2 meses atrás

    O desgoverno tirou os contentores da Bobadela e agora por onde passarão os comboios, ó Costa ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Lisboa é o melhor porto de cruzeiros da Europa

Lisboa é o melhor porto de cruzeiros da Europa

02/10/2023
PSA admite rever investimentos em Sines

PSA admite rever investimentos em Sines

02/10/2023
Carris vai investir 170 milhões em frota

Carris vai investir 170 milhões em frota

22/09/2023
Açores antecipam 160 escalas de cruzeiros em 2015

Açores esperam 58 cruzeiros até final do ano

22/09/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist