Um ano volvido sobre o arranque da operação, o comboio da Medway que liga os portos de Sevilha e de Sines é, desde ontem, diário, realizando-se seis vezes por semana.

Na prática, trata-se da duplicação da oferta de capacidade, em resposta à forte procura, nomeadamente por parte da MSC, que esteva no arranque do serviço, motivada pela redução dos tempos de trânsito das mercadorias.

Recorde-se que este serviço arrancou precisamente no início de Abril do ano passado, então apenas com duas viagens semanais em ambos os sentidos e com comboios de cerca de 100 TEU e 900 toneladas de capacidade de carga. O objectivo já era então era de chegar à cadência diária, o que agora de verifica.

O sucesso da operação, a justificar o seu reforço, atribui-o Carlos Vasconcelos, presidente da Medway, à “forte necessidade de transacção entre ambas as localidades. optimizando tempos de trânsito das mercadorias entre as zonas sul e ocidental de Espanha, tanto à exportação como à importação”.

Nos dois primeiros meses de 2019, o tráfego ferroviário de contentores no porto de Sevilha cresceu 42% em termos homólogos, tendo atingido os 9 300 TEU, de acordo com informações da autoridade portuária local. O número de comboios realizados aumentou 13% e superou os 200.

Para isso foi determinante a operação da Medway, com Sines a servir de porta atlântica para os tráfegos com origem/destino na Andaluzia.

» Medway e MSC já ligam Sevilha e Sines

Tags:

Comments are closed.